Modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna vai ser apresentado em Olhão

A Biblioteca Municipal José Mariano Gago, em Olhão, vai receber a conferência “Desenvolvimento sociomoral e autonomia: o modelo pedagógico do […]

A Biblioteca Municipal José Mariano Gago, em Olhão, vai receber a conferência “Desenvolvimento sociomoral e autonomia: o modelo pedagógico do Movimento Escola Moderna”, na próxima sexta-feira, dia 9 de Fevereiro, às 17h30.

Esta iniciativa, promovida pelo Movimento da Escola Moderna (MEM) destina-se, principalmente, a professores, educadores, técnicos, encarregados de educação, psicólogos, mas é aberta ao público em geral.

Segundo explica a Câmara de Olhão, o MEM «propõe-se construir, através da ação dos professores que o integram, a formação democrática e o desenvolvimento sociomoral dos educandos com quem trabalham, assegurando a sua plena participação na gestão do currículo escolar».

Desta forma, «os educandos responsabilizam-se por colaborarem com os professores no planeamento das atividades curriculares, por se entreajudarem nas aprendizagens que decorrem de projetos de estudo, de investigação e de intervenção e por participarem na sua avaliação», acrescenta a autarquia.

De acordo com o MEM, «esta avaliação assenta numa negociação cooperada dos juízos de apreciação e do controlo dos objetivos assumidos nos planos curriculares coletivos e nos planos individuais de trabalho e de outros mapas e listas de verificação do trabalho de aprendizagem, que servem para registo e monitorização do que se contratualizou em Conselho de Cooperação Educativa».

Comentários

pub