Instituto de Cultura Ibero-Atlântica atravessa o oceano e viaja com Teixeira Gomes

O Instituto de Cultura Ibero-Atlântica (ICIA) vai atravessar o Atlântico no rasto dos algarvios que procuraram a Ibero-América nos séculos […]

O Instituto de Cultura Ibero-Atlântica (ICIA) vai atravessar o Atlântico no rasto dos algarvios que procuraram a Ibero-América nos séculos XVI e XVII, vai lançar uma “revista mediterrânica falada” e promoverá um concurso de “Cadernos de Viagem” inspirados nos itinerários de Manuel Teixeira Gomes.

Estas são algumas das propostas culturais do ICIA para o ano de 2018, que integram um programa aprovado no sábado pelos associados do instituto. E, apesar das viagens, algumas a locais bem longínquos, tudo acontecerá em Portimão, onde esta entidade está sediada.

«Entre as iniciativas previstas, abertas ao público, destaca-se a apresentação de uma revista falada intitulada “Regressos” (em evocação do livro homónimo de crónicas de Manuel Teixeira Gomes), que, no dia de aniversário do escritor e viajante portimonense, desafiará à reflexão sobre o Mediterrâneo», segundo o instituto.

«“Regressos” será uma revista de artigos, reportagens e crónicas faladas, debates e entrevistas, tudo ao vivo, num cenário privilegiado com vista sobre o Arade, onde não faltará espaço para as ficções e os sabores mediterrânicos», segundo João Ventura, presidente do ICIA.

Outro ponto alto do programa é o concurso de “Cadernos de Viagem” inspirado nos itinerários mediterrânicos de Manuel Teixeira Gomes.

Esta iniciativa, especialmente dirigida aos alunos do ensino secundário, mas aberta à participação do público em geral, desafia os concorrentes a colocar-se na pele do viajante Manuel Teixeira Gomes, durante o seu périplo mediterrânico, «anotando, desenhando e colando num caderno as suas impressões de viagem».

Entretanto, a historiadora Maria da Graça Mateus Ventura, em cooperação com o Centro de História da Universidade de Lisboa, prosseguirá com o projeto “Cultura material e identidade cultural dos portugueses no Peru na época moderna: estratégias de integração e de diferenciação, baseado em fontes dos arquivos ibero-americano”.

Este estudo está a ser feito com recurso a informação existente no Archivo General de la Nación do Peru e no Archivo Histórico Nacional de Espanha e visa encontrar pontes entre a história do Algarve e a da Ibero-América.

Em 2018, o ICIA também irá lançar uma “Ilustração Algarvia”, «recuperada a partir da icónica revista Ilustração Portuguesa». Este projeto consistirá «numa pesquisa e reedição de informação sobre a História Contemporânea do Algarve, através da iconografia, publicidade, fait-divers, literatura, fotografia, artes em geral, política e turismo, selecionada na revista Ilustração Portuguesa», segundo Carlos Osório, o mentor da ideia.

O programa do ICIA para 2018 contará, igualmente, com tertúlias literárias, recitais de poesia e passeios culturais.

Comentários

pub