Há um ano que o Clube de Leitores da Biblioteca de Albufeira se junta para discutir literatura

O Clube de Leitores da Biblioteca Municipal Lídia Jorge, em Albufeira, comemora um ano de existência e, ao longo deste […]

Crédito: Depositphotos

O Clube de Leitores da Biblioteca Municipal Lídia Jorge, em Albufeira, comemora um ano de existência e, ao longo deste tempo, já debateu obras de nomes como José Eduardo Agualusa, Truman Capote, José Luís Peixoto ou Carlos Ruiz Záfon. 

A lista não fica por aqui: também inclui o algarvio Sandro William Junqueira, Valter Hugo Mãe, Valentina d’Espirais, Josefa de Lima, Nuno Camarneiro, José Luís Peixoto, Yasunari Kawabata e Khaled Housseini.

Livros por toda a parte e pessoas com vontade de conversar sobre o livro do mês: é assim em todas as reuniões mensais do Clube de Leitores da Biblioteca Municipal Lídia Jorge. Além disto, uma «chávena de chá também ajuda para um ambiente mais confortável», diz a Câmara de Albufeira.

Cerca de 15 leitores juntam-se, todos os meses, em torno de um livro, oferecido pelo Município a quem participa nos encontros.

O objetivo é simples: despertar a paixão pelos livros e criar uma rede de amigos da Biblioteca. Algumas destas sessões conta com a presença dos autores e, no caso de best-sellers estrangeiros, são visionados os filmes que se basearam nas obras destes autores.

“A Costa dos Murmúrios”, de Lídia Jorge, é o tema do próximo encontro, a 22 de Fevereiro. Neste romance a autora dá voz a Eva Lobo, uma mulher portuguesa que, na guerra colonial de Moçambique, adota um posicionamento de contestação à ideia de que a guerra é um assunto apenas masculino.

Esta história, que é baseada em alguns factos verídicos, passará por muitos capítulos «e renderá uma intensa e interessante conversa», prevê a autarquia albufeirense.

O Clube de Leitores está sempre aberto a mais participações. Os interessados deverão contactar pessoalmente a Biblioteca Municipal Lídia Jorge ou através do telefone 289 599 507.

Comentários

pub