Governo garante ao PCP que há mais um médico a caminho da Extensão de Saúde da Guia

Um médico do Centro de Saúde de Albufeira vai ser deslocado, temporariamente, para a Extensão de Saúde da Guia, para […]

Crédito: Depositphotos

Um médico do Centro de Saúde de Albufeira vai ser deslocado, temporariamente, para a Extensão de Saúde da Guia, para compensar a falta de uma médica ausente por motivos de saúde, para «minimizar» os problemas que ali existem, garantiu o Governo, na resposta a uma questão que lhe foi colocada pelo PCP, na Assembleia da República.

Em Janeiro, o deputado comunista eleito pelo Algarve Paulo Sá e a sua colega de bancada Carla Cruz questionaram o Governo sobre os problemas de faltas de recursos humanos nas Extensões de Saúde de Olhos de Água, da Guia, de Ferreiras e de Paderne, todas pertencentes ao Centro de Saúde de Albufeira.

Dentro destas unidades, a que vive a situação mais difícil, revelou o PCP, é a da Guia, onde, ao contrário do que acontece nas demais, nem todos os utentes têm médico de família atribuído. E se já havia 411 pessoas inscritas nesta valência sem médico, a ausência prolongada de uma médica com 1550 pessoas na sua lista só veio piorar a situação.

A deslocalização de um médico do Centro de Saúde de Albufeira foi a solução encontrada pelo Governo para mitigar este problema.

O Ministério da Saúde acrescentou que, no que toca ao reforço de médicos, será lançado um novo concurso de admissão «até ao final do primeiro semestre de 2018».

Entretanto, diz a tutela, «está a decorrer a colocação de enfermeiros nos vários centros de Saúde do ACES central, incluindo as unidades que pertencem ao Centro de Saúde de Albufeira».

Na exposição que enquadrou as perguntas que fez, em Janeiro, o PCP também denunciou diversos problemas de falta de assistência técnica e degradação e falta de equipamentos e questionou a tutela sobre as medidas que pensava tomar.

«Quanto aos assistentes técnicos, foi aberto um procedimento concursal de mobilidade» para tentar recrutar mais destes profissionais de saúde para a zona central do Algarve», esclareceu o Ministério da Saúde.

Comentários

pub