Fatura da água baixa em Lagos já a partir de Março

A fatura da água e saneamento vai baixar 10%, em Lagos, a partir de Março, para «aliviar os orçamentos familiares» […]

Crédito: Depositphotos

A fatura da água e saneamento vai baixar 10%, em Lagos, a partir de Março, para «aliviar os orçamentos familiares» e «dinamizar a atividade económica local». 

A introdução de alterações ao novo tarifário de abastecimento de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos da Câmara Municipal de Lagos, que entrará em vigor no próximo mês, foi aprovada na reunião de Câmara de 7 de Fevereiro.

O tarifário para 2018, que conta já com o parecer favorável da ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas, reflete uma redução na fatura da água de, pelo menos, 10%.

«O objetivo é continuar as políticas de redução das tarifas nos setores das águas e resíduos, promovendo a redução dos custos e aumentando a eficiência dos três setores sem penalizar o consumidor final», diz a Câmara de Lagos.

Esta não é uma redução de todos os preços praticados, mas sim «um ajuste do preço que, no seu geral, resulta na diminuição do valor global da fatura de cada munícipe, cumprindo-se desta forma uma promessa eleitoral do executivo municipal».

As alterações prendem-se com a redução das Tarifas de Disponibilidades dos Serviços de Águas e Resíduos e com a alteração da Tarifa Variável da água (nos 2º, 3º e 4º escalões) no caso do consumidor Doméstico e na Tarifa Variável para os consumidores não domésticos.

Também está em vigor um conjunto de isenções e de reduções previstas no Regulamentos de Água, Saneamento e Resíduos Sólidos, do qual beneficiam pensionistas e reformados, famílias com dois menores a cargo, famílias numerosas, famílias em que a mulher se encontre grávida, estabelecimentos de Ensino Público, Instituições de Solidariedade Social, igrejas, autarquias, coletividades desportivas recreativas e culturais e bombeiros.

Comentários

pub