Escolas de Lagoa debatem bullying em «tarde educadora»

O bullying vai ser o tema central do debate “A educação pelo olhar dos jovens: o que está ao nosso […]

O bullying vai ser o tema central do debate “A educação pelo olhar dos jovens: o que está ao nosso alcance?”, que vai decorrer no Auditório Municipal de Lagoa, na tarde de 20 de Fevereiro, entre as 14h00 e as 17h00.

Segundo a Câmara de Lagoa, «o desafio está lançado a crianças e jovens de Lagoa: questionar a sua escola, identificar problemas e soluções para a construção de uma escola mais feliz». Este debate vai ser moderado pelos adultos do Portal Bulliyng.

Ao longo desta tarde, haverá ainda a apresentação de uma peça de teatro-fórum, pelo Agrupamento de Escolas Rio Arade.

A apresentação pública de guiões de referência para crianças e jovens do 2º e 3º ciclos usarem na prevenção do bullying nas escolas de Lagoa «é outra das componentes desta tarde educadora», acrescenta a autarquia.

Além dos jovens, estão também convidados a participar técnicos, educadores, pais e toda a comunidade educativa.

«Aprender e ensinar “o bem-estar” nas escolas do concelho é um dos objetivos da parceria entre a Câmara Municipal de Lagoa, os
Agrupamentos e as Associações de Pais do concelho, com o Portal Bullying, para o desenvolvimento de ações de prevenção durante o ano letivo em curso. Este trabalho foi iniciado em 2015 e vai na sua terceira edição», explica a Câmara de Lagoa.

«“Um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afeções e enfermidades” é a definição da OMS para a saúde. Este é um valor já não só da responsabilidade do indivíduo, mas de toda a comunidade. Trata-se por isso de uma aprendizagem conjunta e contínua com que Lagoa, Cidade Educadora está comprometida», conclui a autarquia lagoense.

Comentários

pub