Eliminatória de concurso de comunicação de ciência é na Universidade do Algarve

A eliminatória regional do concurso internacional “Famelab”, de comunicação de ciência, realiza-se no dia 1 de Março, às 18h00, no […]

A eliminatória regional do concurso internacional “Famelab”, de comunicação de ciência, realiza-se no dia 1 de Março, às 18h00, no Anfiteatro Teresa Gamito, no Campus de Gambelas da Universidade do Algarve, em Faro. 

Nesta eliminatória vão ser selecionados alguns semifinalistas para a edição nacional do concurso.

O vencedor da final nacional “FameLab Portugal”, a realizar-se no âmbito da National Geographic Summit, a 12 de Abril, em Lisboa, irá participar no Festival de Ciência de Cheltenham, no Reino Unido, em Junho, onde irá concorrer nas finais internacionais do “FameLab” em conjunto com os outros vencedores internacionais.

O “FameLab “é um concurso internacional de comunicação de ciência líder mundial, em que cada concorrente tem três minutos para demonstrar a sua capacidade de comunicar os temas científicos mais diversos, recorrendo sobretudo à palavra e ao gesto, sem a ajuda de suporte multimédia. Os concorrentes são julgados pelo conteúdo, clareza e carisma das suas apresentações.

O concurso foi criado com o objetivo de aproximar a ciência e os cientistas do público geral e está aberto a qualquer pessoa com idade igual ou superior a 18 anos, que trabalhe ou estude nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia ou matemática.

Os concorrentes submetem, em formulário de candidatura online, um vídeo com a apresentação oral do tema escolhido.

«A qualidade e o formato do vídeo não são importantes, mas devem transmitir ao júri uma ideia clara do que vai ser a apresentação nas eliminatórias regionais, perante o público. As apresentações nas fases que decorrem em Portugal são efetuadas em português. O vencedor nacional fará as apresentações nas meias finais e final internacionais em língua inglesa», explica a UAlg.

Em Portugal, esta iniciativa é promovida pelo British Council e pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. No Algarve, é uma parceria que conta com a participação dos Centros Ciência Viva de Lagos, do Algarve e de Tavira e da Universidade do Algarve.

Se quer ser um dos próximos rostos da Comunicação de Ciência em Portugal, então pode candidatar-se de 1 a 15 de Fevereiro.

Para mais informações, clique aqui. 

 

Comentários

pub