Diogo Piçarra foi o grande vencedor da 2ª Semifinal, Susana Travassos ficou pelo caminho

Vai haver um algarvio a cantar na final do Festival da Canção: Diogo Piçarra, compositor e intérprete de «Canção do […]

Diogo Piçarra – Foto: RTP

Vai haver um algarvio a cantar na final do Festival da Canção: Diogo Piçarra, compositor e intérprete de «Canção do Fim», foi o grande vencedor da 2ª Semifinal que ontem à noite se disputou.

Pelo caminho, ficou a também algarvia Susana Travassos, que interpretou, com uma das melhores vozes deste festival, «Mensageira» uma bela canção composta por Aline Frazão.

E assim já são conhecidos os 14 intérpretes que irão disputar a grande final da 50ª edição do Festival da Canção, em Guimarães, no próximo dia 4 de Março. Os últimos sete nomes finalistas foram encontrados este domingo à noite, na cerimónia emitida pela RTP.

Os finalistas desta noite são: Diogo Piçarra (“Canção do Fim”), Cláudia Pascoal (“O Jardim”), Maria Inês Paris (“Bandeira Azul”), Minnie & Rhayra (“Patati Patata”), Lili (“O Voo das Cegonhas”), David Pessoa (“Amor Veloz”) e Peter Serrado (“Sunset”).

Além de Diogo Piçarra, na final do Festival haverá outro algarvio, como compositor: Júlio Resende. A sua canção «Para sorrir eu não preciso de nada», interpretada por Catarina Miranda, já se tinha apurado na primeira eliminatória para a final do Festival da Canção.

A canção de Diogo Piçarra foi a preferida do júri e também conquistou o público “lá em casa”, recebendo de ambos 12 pontos (terminando com 24 pontos). O músico confirmou assim o favoritismo que lhe foi atribuído desde que foram conhecidos os excertos de 45 segundos dos temas, tendo a “Canção do Fim” o maior número de visualizações no YouTube deste segundo leque de canções.

Os finalistas e vencedor são encontrados por votação do público (50%) e votação do júri (50%), num modelo inspirado no que tem vindo a ser seguido pela EBU (Eurovision Broadcast Union) nos últimos anos.

De acordo com o regulamento do Festival, a primeira música mais votada recebe 12 pontos, a segunda 10 pontos, a terceira 8 pontos, a quarta 7 e por aí adiante. A partir da 11ª todas recebem zero pontos.

 

Oiça aqui as atuações de Diogo Piçarra e de Susana Travassos:

 

 

Comentários

pub