“Conferência Laranja XXI” integra programa da Mostra Silves Capital da Laranja

A “Conferência Laranja XXI”, que terá lugar a partir das 14h00 desta sexta-feira, dia 16 de Fevereiro, na sala de […]

A “Conferência Laranja XXI”, que terá lugar a partir das 14h00 desta sexta-feira, dia 16 de Fevereiro, na sala de colóquios da Fissul e integrada na II Mostra Silves Capital da Laranja, vai reunir especialistas em temas relacionados com a citricultura.

A abertura contará com a presença de Rosa Palma, presidente da Câmara Municipal de Silves, e de Fernando Severino, diretor regional de Agricultura e Pescas.

Moderada por João Garcia, técnico da autarquia silvense, a conferência permitirá debater temas mais ligados ao planeamento e financiamento agrícolas, bem como temas mais científicos.

Numa primeira parte, que decorrerá até às 16h00, o “PDR 2020 – Apoios no âmbito do GAL ADERE 2020” será analisado pelos técnicos da Associação Vicentina Tânia Sousa e Carlos Albano, enquanto Cristina Hagatong, da Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, fará uma apresentação sobre a “Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica”.

Amílcar Duarte, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve, fará uma “Reflexão sobre desafios de sustentabilidade para a citricultura do Algarve”.

A partir das 16h30, a análise vai virar-se para “O setor da produção citrícola regional face às potenciais ameaças – Trioza erytreae e Xylella fastidiosa. Medidas a tomar pelos diferentes operadores”, numa apresentação feita por João Nuno Barbosa, da Direção Geral de Alimentação e Veterinária.

Carlos Montemor, da Autoridade para as Condições do Trabalho-Centro Local de Portimão falará sobre “Medidas de combate à sinistralidade com tratores”.

As apresentações terminarão com o tema “O setor da proteção das plantas face à redução das substâncias ativas verificadas na UE. A visão da indústria no futuro deste setor”, dinamizada por António Lopes Dias, da Associação Nacional da Indústria para a Proteção das Plantas.

Irá seguir-se um debate, estando o encerramento dos trabalhos previsto para as 18h30.

«Este é um fórum de discussão e debate que consideramos há muito fazer falta», refere Rosa Palma, presidente da Câmara de Silves, pois «a citricultura é uma das mais decisivas e estruturantes atividades do concelho e da região e é necessário trazer temas atuais, de modo a modernizar práticas, mas sobretudo a refletir sobre os caminhos que nos permitirão promover o crescimento sustentado e a promoção desta atividade, que é sinónimo de qualidade e prestígio para Silves e para a região».

Comentários

pub