Concerto de Capicua e debate sobre questões de género assinalam Dia da Mulher em Lagoa

Um concerto de Capicua e um debate sobre “Questões de género: fraturantes ou estruturantes” vão assinalar o Dia Internacional da […]

Capicua

Um concerto de Capicua e um debate sobre “Questões de género: fraturantes ou estruturantes” vão assinalar o Dia Internacional da Mulher, 8 de Março, em Lagoa. 

No mesmo dia, Francisco Martins, presidente da Câmara de Lagoa, vai anunciar a criação do Prémio Municipal Maria Barroso, no valor de 30 mil euros.

«Esta iniciativa da autarquia, em parceria com o grupo Vila Vita, pretende destacar contributos para a construção de mais igualdade de género e melhor cidadania», diz a Câmara de Lagoa.

 

Outro ponto forte do programa é o debate sobre “Questões de género: fraturantes ou estruturantes?” com a participação da rapper Capicua e de Isabel Bartal Abílio, socióloga e deputada do cantão de Zurique, na Suíça, que viveu a sua infância e juventude em Lagoa, e uma outra personalidade com responsabilidades no plano nacional.

Esta mesa redonda intitulada “Questões de género – uma causa fraturante ou estruturante?” tem como principais objetivos «refletir sobre as questões de igualdade de género e cidadania na comunidade local, bem como, aumentar a informação e o conhecimento disponíveis em contexto nacional e internacional, indispensáveis à mudança de atitudes e mentalidades, no que se refere às desigualdades de género».

O debate começa às 18h00 no Auditório Municipal de Lagoa e é aberto a toda a população.

Com mais esta iniciativa, a Câmara de Lagoa «pretende reforçar o seu investimento na área da igualdade, género e cidadania, já reconhecido a nível nacional por vários parceiros e instituições e assumido como prioritário para esta gestão autárquica».

O programa do dia 8 de Março, em Lagoa, conta ainda com um concerto da rapper Capicua, exclusivo para os jovens de Lagoa, a acontecer durante a tarde no Centro de Congressos do Arade.

A Igreja Matriz de Ferragudo (Lagoa) vai, por sua vez, receber, às 21h30, uma sessão dupla de “Video Lucem”. Em primeiro, “Ring Up the Curtain”, de Harold Llyod (EUA, 1919), musicado pelo acordeão de João Frade, e, em segundo, “Sherlock Jr.”, de Buster Keaton (EUA, 1924), onde a música ficará entregue aos vários instrumentos de Noiserv.

Antes, haverá, no dia 4 de Março, a partir das 21h30, no Convento S. José, música de Ensemble com “Les Violons d’Alienor”, grupo de música de antiga do Conservatório Superior de Música Pôle Alienor de Poitiers, França. A entrada também é livre.

Integrado no mesmo programa, a 7 de Março às 16h00, acontece na Biblioteca Municipal uma conversa aberta ao público com Maria Helena do Carmo, a autora do livro “A Mulher e o Amor”.

Comentários

pub