Carlos Silva e Sousa foi autarca «visionário» ao estreitar relações com França

Carlos Silva e Sousa, falecido na passada quinta-feira, vítima de ataque cardíaco fulminante, não é apenas recordado no Algarve e […]

Carlos Silva e Sousa na sua visita a França, em Maio passado

Carlos Silva e Sousa, falecido na passada quinta-feira, vítima de ataque cardíaco fulminante, não é apenas recordado no Algarve e em Portugal. Em França, nomeadamente na região da Île-De-France (Grande Paris), o malogrado presidente da Câmara de Albufeira também deixou marcas.

Paulo Marques, autarca em França e presidente da Associação de Autarcas de Origem Portuguesa em França, a associação Civica, em contacto com o Sul Informação fez questão de recordar que «desde há dois anos, que o presidente Carlos Silva e Sousa tinha uma intervenção muita ativa com os autarcas (Franceses e Portugueses) da Grande Paris e com estas 1.260 autarquias da região parisiense».

Ele «tinha um carinho especial, nomeadamente por Albufeira ter sido a única cidade estrangeira a estar presente no Congresso dos Presidentes de Câmaras Municipais da Grande Paris (1.260 autarquias e 12 milhões de habitantes)», que decorreu em Maio do ano passado.

Paulo Marques não hesita em classificar o antigo presidente da Câmara de Albufeira como «visionário», recordando que ele quis tornar-se sócio da Civica, «no sentido de alargar a visibilidade de Albufeira nomeadamente com os autarcas da região Île-De-France (Grande Paris), sendo eles os decisores públicos para os destinos de viagens dos munícipes parisienses».

Visita da comitiva de autarcas franceses lusodescendentes à Câmara de Albufeira, com Paulo Marques à direita de Carlos Silva e Sousa

«Foi assim que [Carlos Silva e Sousa] também desafiou a Civica a passar por Albufeira na última visita de estudo dos 55 autarcas e parlamentares de origem portuguesa a Portugal».

Essa visita ocorreu em Novembro passado. Liderada por Paulo Marques, presidente da Civica, a comitiva teve então oportunidade de visitar alguns dos pontos mais importantes do concelho de Albufeira, culminando numa cerimónia de receção no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Na altura, o então presidente da Câmara de Albufeira tinha salientado que «França é atualmente o quinto mercado na região do Algarve em termos turísticos e existe um grande potencial de crescimento, não só porque temos uma história comum, mas também porque a língua, neste caso com a comunidade portuguesa e lusodescendente, é uma grande vantagem para cultivarmos uma relação bilateral profícua».

Paulo Marques é também autarca no Município de Aulnay-sous-Bois, o terceiro do distrito de Seine-Saint-Denis e o sétimo da Grande Paris, com 83 mil habitantes, entre os quais se incluem cerca de 10 mil cidadãos de origem portuguesa.

O autarca lusodescendente costuma passar férias em Albufeira e, por conhecer bem o Algarve, defendeu, na sua visita em Novembro passado, que «a cidade e a região têm todas as condições para acolher mais turistas vindos de França, sendo importante esta aproximação junto dos portugueses e lusodescendentes que se identificam com o nosso país e que têm uma palavra a dizer no aprofundamento das relações económico-sociais com outras comunidades».

A associação Civica, aliás, publicou no seu site uma nota de pesar onde, além de destacar o contributo do antigo autarca de Albufeira para o estreitar dos laços entre Portugal e França, recorda também que ele «causava sensação sempre que falava em França pela facilidade de se exprimir na língua de Molière».

A mesma nota revela que, «no dia da sua partida», Carlos Silva e Sousa «validou diversas ações em França e em Albufeira para o ano de 2018». Estas iniciativas, salienta a Civica, terão agora «um sabor amargo, mas estarão à altura da exigência requerida por Carlos Silva e Sousa». Entre essas iniciativas, ao que o nosso jornal apurou, está uma nova participação de Albufeira naquele Congresso dos Presidentes de Câmaras Municipais da Grande Paris e ainda o acolhimento de uma exposição, apresentada pela Civica, sobre a participação dos portugueses em França na I Grande Guerra.

Tendo em conta esta forte ligação, Paulo Marques vai agora promover a publicação de «uma ou duas fotos» sobre a despedida a Carlos Silva e Sousa na «Civica Magazine», revista dos autarcas de origem portuguesa em França. Para isso, o Sul Informação disponibilizou algumas das imagens publicadas no passado sábado, na notícia sobre o funeral do malogrado autarca de Albufeira.

 

 

 

Comentários

pub