“Ar” expõe-se no Museu Municipal de Faro

A exposição de desenhos “Ar”, de Isabel Baraona, Thierry Simões e Tiago Baptista, é inaugurada este sábado, 10 de Fevereiro, […]

A exposição de desenhos “Ar”, de Isabel Baraona, Thierry Simões e Tiago Baptista, é inaugurada este sábado, 10 de Fevereiro, às 17h30, no Museu Municipal de Faro. 

Esta exposição prossegue o ciclo de arte contemporânea “Um Certo Ponto de Vista”, um projeto “Artadentro” apresentado no âmbito do 365Algarve.

«O ar é a mistura de gases que compõem a atmosfera que nos envolve. Em sentido figurado, pode referir-se à aparência ou aspeto de algo ou pode ter o sentido de indício ou vestígio, tal como o risco sobre o papel faz o desenho — recordemos que etimologicamente, ar, provém do latim ærem, ou seja: área, superfície», diz a associação “Artadentro”

Nesta exposição, embora o papel esteja presente como suporte,  apenas está presente ao fixar o enunciado e o rasto do desenho. De facto, a dimensão do desenho que aqui mais interessa é a de desígnio — implícito na produção do signo através do disegno (o vocábulo italiano original).

«Trata-se de uma mostra que é um desenho de desenhos, unidos por um “ar” de coisa viva, em transição, inacabada, aberta e disponível — uma espécie de profecia à espera de ser cumprida», explica a associação.

A exposição vai estar patente até 8 de Abril, podendo ser visitada de terça-feira a sexta-feira, das 10h00 às 18h00, e ao sábado e domingo, das 10h30 às 17h00.

 

Isabel Baraona (Cascais, 1974), atualmente a coordenadora do curso de Artes Plásticas da Escola Superior de Artes e Design, é licenciada em Pintura pela La Cambre (Bruxelas, Bélgica) e doutorada em Artes Visuais e Intermedia pela Universidade Politécnica de Valência (Espanha).

Em 2013, no âmbito de pós-doutoramento, foi bolseira da Universidade Rennes 2 (França) onde desenvolveu uma investigação que deu origem a “Tipo.pt” — um arquivo online sobre livros de artista e edição de autor em Portugal. Agora, a Tipo.pt é coordenada em conjunto com Catarina Figueiredo Cardoso. Expõe a sua obra individual e coletivamente desde 2001, em Portugal e no estrangeiro. Colabora com as publicações Cão Celeste e Journal of Artists’ Books, assim como com a galeria belga Office d’Art Contemporain.

Thierry Simões (Maisons-Laffitte, 1968), reside e trabalha em Lisboa. Em 1987, após frequência do Lycée du livre et de l’industrie graphique, no Lycée Maximilien Vox, vem para Lisboa. Em 1990, concluiu o curso completo do Ar.C,  em Lisboa, onde, depois de em 1998 realizar o projeto individual de desenho, passa a lecionar. Tem participado em numerosas exposições e projetos de desenho, individuais e coletivos, em Portugal e no estrangeiro.

Tiago Baptista (Lisboa, 1967), reside e trabalha em Faro, onde é professor do Curso de Artes Visuais da Universidade do Algarve. Mestre em Desenho pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, é especialista em Internet Macromedia pela Flag.

Em paralelo à atividade pedagógica que desenvolve desde 1997, expõe a sua obra em exposições coletivas e individuais desde 1991, em Portugal e no estrangeiro.

Durante a inauguração, terá lugar uma prova de vinhos algarvios, proporcionada pela CVA – Comissão Vitivinícola do Algarve e pelos mais representativos vitivinicultores da região.

Comentários

pub