Alentejo é o anfitrião da edição deste ano do Campeonato Nacional das Profissões

O Alentejo acolhe, na sua edição de 2018, o Campeonato Nacional das Profissões, de 25 de Fevereiro a 2 de […]

O Alentejo acolhe, na sua edição de 2018, o Campeonato Nacional das Profissões, de 25 de Fevereiro a 2 de Março: a abertura terá lugar em Évora, a 25 de Fevereiro, seguindo-se as provas de competição em Beja (de 26 de Fevereiro a 1 de Março) e finalmente o encerramento em Sines, a 2 de Março.

Em Portalegre (8 e 9 de Fevereiro), já se tinha realizado a conferência “Qualificação, Emprego e Desenvolvimento Territorial: Novos Desafios”.

Trata-se do maior evento nacional realizado em Portugal no âmbito da formação profissional. É um espaço de inspiração, informação e orientação para jovens, encarregados de educação, educadores e empregadores portugueses.

Em Beja, ao longo de quatro dias, 380 jovens altamente qualificados competem entre si, em 40 profissões.

A competição é dirigida a jovens entre os 17 e os 25 anos. Pretende demonstrar o nível individual de competências, rigor e domínio de técnicas e ferramentas para o exercício de cada profissão a concurso, através da realização de provas práticas de desempenho que são avaliadas por júris de peritos altamente qualificados (formadores, profissionais, empresários).

Mas quem visitar este evento pode contar com muito mais para além da competição. A criatividade artística e profissional, a ciência e a inovação tecnológica, vão ser levados ao público.

O SkillsPortugal Beja|Alentejo 2018 conta ainda com diversas iniciativas desenvolvidas nos espaços da competição e zona envolvente, ao longo dos dias, nomeadamente, demonstrações formativas e tecnológicas, exposições, workshops e conferências e a iniciativa JuniorSkills, dirigida a crianças do 1.º ciclo de escolaridade, cujo objetivo é aproximar e proporcionar o contacto com as diversas profissões de uma forma lúdica.

Os Campeonatos Nacionais têm lugar de dois em dois anos e reúnem os classificados com as melhores pontuações na fase de pré-seleção, que disputam entre si o título de campeão nacional em cada profissão.

Os campeões da fase nacional candidatam-se, assim, a uma participação nos Campeonatos Europeu e Mundial das Profissões, organizados, respetivamente, pela WorldSkills Europe e pela WorldSkills International.

 

Programa resumido

25 de Fevereiro
Cerimónia pública de Abertura
Arena de Évora | 17h00 às 19h30

26 de Fevereiro
Competições abertas ao público | 13h00 às 18h00

27 e 28 de Fevereiro
Competições abertas ao público | 10h00 às 18h00

1 de Março
Competições abertas ao público | 10h00 às 13h00

2 de Março
Cerimónia de encerramento e entrega de prémios
Pavilhão Multiusos de Sines | 15h00 às 17h30

Comentários

pub