190 voluntários recolheram 1400 quilos de lixo na Ilha Deserta

190 voluntários recolheram, este domingo, 18 de Fevereiro, 1400 quilos de lixo, na Ilha Deserta (Faro).  Segundo a Straw Patrol, […]

190 voluntários recolheram, este domingo, 18 de Fevereiro, 1400 quilos de lixo, na Ilha Deserta (Faro). 

Segundo a Straw Patrol, que organizou a iniciativa, «a grande maioria do lixo estava associada a artes de pesca perdidas como covos e outras armadilhas para polvos (que estavam muitas vezes enterradas), cabos, cordas, bóias, redes variadas».

Esta limpeza feita ao longo de cerca de 5 quilómetros de costa, também apanhou outro tipo de lixo, como várias garrafas de plástico e vidro, roupa, uma bicicleta, uma churrasqueira e uma arca congeladora.

«Apesar do imenso esforço, empenho e trabalho dos voluntários, o lixo recolhido representa apenas uma pequena parte do que foi encontrado na Ilha Deserta. Muito lixo ficou ainda por recolher», alerta a Straw Patrol.

Além dos resíduos recolhidos, «foram ainda encontrados dois golfinhos e várias aves marinhas já mortas. Esta informação foi assim encaminhada ao destacamento da Polícia Marítima de Faro».

Esta limpeza foi organizada pela Straw Patrol em colaboração com a empresa marítimo-turística Animaris (que ofereceu o transporte dos voluntários para a Ilha) e o Núcleo de Estudantes de Biologia da Universidade do Algarve (NEBUA) e teve ainda o apoio do restaurante Estaminé, da FAGAR, da Fundação Yves Rocher e da empresa Ansell Portugal.

 

 

Comentários

pub