Volume de negócios da hotelaria algarvia subiu 10% em 2017

O volume de negócios da hotelaria algarvia subiu 10% em 2017 e a taxa de ocupação subiu 2%, de acordo […]

Crédito: Depositphotos

O volume de negócios da hotelaria algarvia subiu 10% em 2017 e a taxa de ocupação subiu 2%, de acordo com dados divulgados esta sexta-feira, 5 de Janeiro, pela Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve.

O mês de Dezembro, que registou uma subida de 2,3 pontos percentuais em relação ao último ano, e que foi o melhor, pelo menos desde 1996, contribuiu para este resultado.

No último mês do ano, a taxa de ocupação global média/quarto foi de 39,9%. De acordo com a AHETA, «o mercado nacional foi o que mais contribuiu para a subida verificada (+3,2pp). Em sentido inverso, o mercado britânico foi o que apresentou a maior descida (-3,6pp).

A associação hoteleira realça ainda as subidas registadas nos mercados espanhol, alemão e holandês.

Por zonas geográficas, as maiores subidas ocorreram nas zonas de Tavira (+8,4pp) e Vilamoura/Quarteira/Quinta do Lago (+6,7pp). Albufeira, a principal zona turística do Algarve, registou uma subida de 4,0pp. As principais descidas ocorreram em Monte Gordo / VRSA (-10,5pp) e Faro / Olhão (-8,0pp).

Por categorias, a AHETA assinala a subida nos aldeamentos e apartamentos turísticos de 3* (+7,7pp) e nos hotéis de 5 estrelas (+7,2pp).

O volume de vendas aumentou 12,3 por cento durante o mês.

Para a associação, «o aumento da ocupação neste mês resultou, sobretudo, do aumento da procura por parte dos nacionais e, do facto de a passagem de ano, ter coincidido com um fim de semana alargado».

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