“Sons Antigos a Sul” voltam a fazer-se ouvir na Fortaleza de Sagres

O primeiro concerto do ciclo “Sons Antigos a Sul – Temporada de Inverno & Primavera” realiza-se este domingo, 7 de […]

O primeiro concerto do ciclo “Sons Antigos a Sul – Temporada de Inverno & Primavera” realiza-se este domingo, 7 de Janeiro, às 16h00, na Igreja de Nossa Senhora da Graça, na Fortaleza de Sagres. 

Este concerto tem o nome “L´Amour Théatral – Barroco Francês de Lully, Rameau & Couperin” e terá como interpretes  Margarida Marreiros (Soprano), José Carlos Araújo (cravo) e Daniela Tomaz (flautas e percurssã0).

«O ciclo de música antiga “Sons Antigos a Sul” é um projeto anual, dirigido pela Academia de Música de Lagos, de promoção e divulgação da música antiga no Algarve, envolvendo ensembles profissionais emergentes no panorama nacional e internacional, com particular destaque para a promoção do património histórico da Península Ibérica», diz a Direção Regional de Cultura do Algarve.

Em 2018 vai iniciar uma nova temporada de Inverno, com concertos nos espaços patrimoniais afetos à Direção Regional de Cultura do Algarve: a Fortaleza de Sagres (Igreja de Nossa Senhora da Graça) e Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe (Vila do Bispo), em concertos alternados no primeiro domingo de cada mês, às 16h00, entre Janeiro e Maio.

A temporada de Inverno do “Sons Antigos a Sul” «pretende contrariar as tendências de sazonalidade típicas da região, promovendo em época baixa a dinamização cultural destes espaços culturais, ao mesmo tempo que reforça a adesão dos públicos criados nos últimos anos».

Desde a sua conceção, «o ciclo tem criado um polo fundamental no Algarve para o apoio em residência artística de mais de 20 ensembles emergentes nacionais e internacionais».

Entre eles a Direção Regional de Cultura destaca The Goldfinch Ensemble e Le Voce delle Grazie (em parceira com Real Conservatório de Haia dos Países Baixos), Ensemble Med, Duo Lundú, Catarina Costa e Silva, Voce Humana, Capella Sanctae Crucis, Ars Lusitana, O Bando de Surunyo, José Carlos Araújo e Seconda Pratica, permitindo também a divulgação do trabalho de investigação dos polos de pesquisa de musicologia aplicada em Portugal, Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Universidade Nova de Lisboa e Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra.

O Ciclo de Música Antiga “Sons Antigos a Sul” Temporada de Inverno, é um projeto cofinanciado pelo CRESC Algarve 2020 e integra o DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos. programa cultural organizado pela Direção Regional de Cultura do Algarve.

Para ver a programação completo deste ciclo clique aqui.

Comentários

pub