“Sons Antigos a Sul” levam Vivaldi à Ermida de Guadalupe

O segundo concerto dos “Sons Antigos a Sul” leva as “Quatro Estações”, de Antonio Vivali, à Ermida de Guadalupe, na […]

O segundo concerto dos “Sons Antigos a Sul” leva as “Quatro Estações”, de Antonio Vivali, à Ermida de Guadalupe, na Raposeira (Vila do Bispo), no dia 4 de Fevereiro, às 16h00. 

O Ensemble Algarve Camerata vai-se apresentar com Jorge Félix (cravo), Miguel Cunha e Henrique Ramiro (violas), Bruna Melia e André Rocha (violoncelos), Fabiana Vicente (contrabaixo).

O maestro será João Rocha. A direção estará a cargo do solista João Pedro Cunha.

Este ciclo de música antiga “Sons Antigos a Sul” é um projeto anual dirigido pela Academia de Música de Lagos de promoção e divulgação da música antiga no Algarve, envolvendo ensembles profissionais emergentes no panorama nacional e internacional, com particular destaque para a promoção do património histórico da Península Ibérica.

Desde a sua conceção, o ciclo tem criado um polo fundamental no Algarve para o apoio em residência artística de mais de 20 ensembles emergentes nacionais e internacionais.

Por isso, a Direção Regional de Cultura do Algarve destaca as atuações de The Goldfinch Ensemble e Le Voce delle Grazie (em parceira com Real Conservatório de Haia dos Países Baixos), Ludovice Ensemble, Ensemble Med, Duo Lundú, Catarina Costa e Silva, Voce Humana, Capella Sanctae Crucis, Ars Lusitana, O Bando de Surunyo, José Carlos Araújo e Seconda Pratica.

Este ciclo também permite a divulgação do trabalho de investigação dos polos de pesquisa de musicologia aplicada em Portugal, Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Universidade Nova de Lisboa e Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra.

Em 2018, começa uma nova temporada de Inverno, com concertos nos espaços patrimoniais afetos à Direcção Regional de Cultura do Algarve: Fortaleza de Sagres (Igreja de Nossa Senhora da Graça) e Ermida de Guadalupe (Vila do Bispo), em concertos alternados no primeiro domingo de cada mês, às 16h00, entre Janeiro e Maio.

Nesta nova temporada será dada uma maior atenção aos artistas locais, como a Algarve Camerata e a uma nova parceria com o Centre d’études supérieures musique et danse de Poitou-Charentes (França).

António Vivaldi foi um dos compositores mais influentes do período barroco europeu. Contemporâneo de nomes como Johann Sebastian Bach ou Georg Friedrich Haendel, teve a grande parte de toda a sua produção artística na primeira metade do século XVIII.

«Conhecido pela sua admirável técnica como violinista, Vivaldi deixou inúmeras obras escritas para este instrumento que são, sem dúvida, as mais conhecidas. Apanágio de todo o seu esplendor enquanto compositor, é a obra que se apresenta: As Quatro Estações / Le quattro stagioni», conclui a Direção Regional de Cultua.

O ciclo “Sons Antigos a Sul” Temporada de Inverno é um projeto cofinanciado pelo CRESC Algarve 2020 e integra o DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos – programa cultural organizado pela Direção Regional de Cultura do Algarve.

Comentários

pub