Ciclo «The sardine photo experience» estreia-se na Tertúlia Algarvia com fotos de Vítor Pina

A Tertúlia Algarvia, restaurante e espaço cultural na Vila-Adentro de Faro, vai receber, ao longo de 2018, o ciclo de […]

Fotografia de Vítor Pina, na exposição «A procissão em honra de Nossa Senhora dos Navegantes, na Culatra»

A Tertúlia Algarvia, restaurante e espaço cultural na Vila-Adentro de Faro, vai receber, ao longo de 2018, o ciclo de exposições «The sardine photo experience», que tem a sardinha como objeto de atenção e que aborda temas específicos: a pesca da sardinha no Algarve, a indústria conserveira, as sardinhadas e as procissões marítimas dos pescadores.

«Cada tema específico é fotografado autonomamente por diversos fotógrafos, tendo em vista obter distintos olhares sobre o mesmo assunto», explica a organização.

O primeiro capítulo deste ciclo decorre de 25 de Janeiro a 8 de Março. Intitula-se «A procissão em honra de Nossa Senhora dos Navegantes, na Culatra» e apresenta fotos captadas por Vítor Pina.

«The sardine photo experience» é um projeto documental e coletivo, promovido pelos Encontros de Fotografia de Lagoa (ENFOLA) e coordenado por Nuno de Santos Loureiro.

«O projeto fotográfico estruturou-se, estabeleceu vários temas e convidou diversos fotógrafos a registá-los em trabalhos de autor. José Carlos Carvalho, Luís Torres, Filipe da Palma, Vitor Pina, Bruno Filipe Pires e Nuno de Santos Loureiro fotografaram e criaram breves sequências de imagens que mostram e perpetuam o modo como cada um olhou, sentiu e registou um universo muito especial», explicam os organizadores.

O projeto «The sardine photo experience» é também um tributo multifacetado à sardinha (Sardina pilchardus), peixe indissociável da história e do presente dos algarvios e da sua região. «A faina, as traineiras (e outras embarcações) e os pescadores, a indústria conserveira e os enlatados (e a arquitetura fabril), a sardinha assada (e o sal e o carvão) são traços essenciais no Algarve. Como também o são a fé e as manifestações religiosas dos homens do mar…»

O primeiro fotógrafo a mostrar o seu trabalho é Vítor Pina, que nasceu em Lisboa a 8 de Outubro de 1975.

Ainda criança vem viver para Portimão com os pais. Mais tarde, instala-se em Faro, onde frequenta a licenciatura e o mestrado em Arquitetura Paisagista, na Universidade do Algarve. Atualmente, é fotógrafo profissional e arquiteto paisagista.

Começa a dedicar-se à fotografia em 2008, explorando diversas temáticas, entre as quais a da fotografia de paisagem, mas rapidamente ganha um gosto especial pela fotografia de rua. Os registos a preto e branco tornaram-se, então, fundamentais na sua linguagem de autor.

Vítor Pina participa em diversos concursos, tendo sido vencedor da oitava edição do Prémio Reflex «Talento. Todos Contam», promovido pela Associação CAIS e pelo Novo Banco, em 2014/15. A sua foto foi capa da edição da Revista Cais, em Outubro desse ano.

A série fotográfica «Chinchorro», sobre a pesca artesanal na Meia-Praia, Lagos, dá-lhe a oportunidade de realizar uma exposição itinerante em 2015.

Nesse mesmo ano, Vítor Pina é convidado pelos Encontros de Fotografia de Lagoa (ENFOLA) para participar no «Algarve Photo Fair», acabando por vencer o concurso de fotografia «Terra Algarvia».

Ainda em 2015, recebe uma menção honrosa no concurso internacional de fotografia «Urban Photographer Of The Year», vendo a sua foto selecionada para o livro do evento.

Com o projeto «Algarvios», com curadoria de Nuno de Santos Loureiro, abre a 3ª edição dos Encontros de Fotografia de Lagoa, com uma exposição semestral no Parque Municipal do Sítio das Fontes.

Além de ter sido reconhecido pela comunicação social, o projeto esteve em exposição no Algarve Design Meeting, em Faro, e na Casa Manuel Teixeira Gomes, em Portimão.

Com a série fotográfica «A procissão em honra de Nossa Senhora dos Navegantes, na ilha da Culatra», que se apresenta agora na Tertúlia Algarvia, é convidado a integrar a “The Sardine Photo Experience”.

Nestes últimos três anos, Vítor Pina tem tido contribuições fotográficas e destaques em revistas e semanários regionais, orientando mensalmente um photowalk – o «Loulé Street Photography» -, em parceria com o Loulé Criativo.

Comentários

pub