Programa ajuda crianças de Albufeira com dificuldades em aprender a ler e escrever

Um programa de promoção de competências de linguagem para a leitura e escrita está a ser desenvolvido pela Câmara de […]

Foto de arquivo | Créditos: Depositphotos

Um programa de promoção de competências de linguagem para a leitura e escrita está a ser desenvolvido pela Câmara de Albufeira, nas escolas públicas do concelho. 

O objetivo é «intervir preventivamente, para que todas as crianças consigam alcançar o sucesso escolar», explica a Câmara Municipal.

Por isso, o projeto baseia-se na necessidade sentida pelos especialistas da área em treinar a «consciência fonológica» dos alunos, logo a partir dos primeiros anos de ensino, ou seja antes e durante a aprendizagem do abecedário.

A iniciativa, que teve início no ano letivo de 2016/2017, em três estabelecimentos do ensino pré-escolar do concelho de Albufeira, nomeadamente nos Jardins de Infância dos Caliços, Ferreiras e Guia, irá, este ano, ter continuidade com início previsto ainda durante Janeiro.

José Carlos Rolo, vice-presidente da Câmara Municipal de Albufeira e vereador responsável pelo pelouro da Educação, refere que o programa surgiu na sequência do crescente número de crianças encaminhadas pelas escolas do concelho para o serviço de Terapia da Fala da Divisão de Educação e Ação Social do Município, por revelarem dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita.

O vice-presidente destaca que «se trata de um programa estruturado que aposta numa atuação preventiva, desde os primeiros anos de ensino, o que contribui para o crescimento linguístico das crianças, esbatendo as assimetrias e proporcionando as bases para um futuro sucesso escolar».

Com a implementação desta medida, também se pretende levar aos docentes do concelho um conjunto de ferramentas práticas e úteis, para que também possam alargar a sua atuação nesta área, em práticas diárias.

As dificuldades na linguagem escrita estão relacionadas com alterações ao nível da fala ou linguagem, mais especificamente na área da «consciência fonológica», refere a terapeuta da fala do Município, responsável pela implementação e acompanhamento do projeto.

«As alterações ao nível da comunicação, fala ou linguagem, em crianças em idade pré-escolar, são problemas que podem ocorrer e que frequentemente são subvalorizados ou tardiamente reconhecidos, representando um risco significativo no que respeita às dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita».

Por isso se torna importante que nesta fase haja um processo de reflexão sobre a oralidade e o treino da capacidade de segmentação da cadeia da fala, uma vez que as crianças em idade pré-escolar devem já revelar algumas  competências, como segmentar as frases em palavras e as palavras em sílabas.

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