Portimão acaba de ser escolhida como Cidade Europeia do Desporto 2019

«Grande felicidade!» É com estas palavras que Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão, reage, em declarações ao Sul Informação, […]

«Grande felicidade!» É com estas palavras que Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão, reage, em declarações ao Sul Informação, à eleição de Portimão como Cidade Europeia do Desporto para 2019, decisão anunciada esta sexta-feira, 19 de Janeiro, pela ACES Europe (European Capitals and Cities of Sport Federation).

A autarca salientou que esta é «uma vitória das coletividades e dos desportistas portimonenses, mas também dos técnicos da Câmara, que têm feito um trabalho extraordinário junto do movimento associativo».

«Apesar de todas as dificuldades que o concelho atravessou, o movimento associativo manteve-se vivo e a trabalhar, ao ponto de conseguirmos esta vitória», reforçou Isilda Gomes.

A ACES Europe reconheceu Portimão como exemplo a seguir na promoção do Desporto para todos.

Segundo a Câmara portimonense, «o desenvolvimento de programas municipais de incentivo à prática desportiva junto de toda a população, bem como os seus benefícios ao nível da promoção da saúde, integração e educação, foram alguns dos aspetos que contribuíram para que a candidatura de Portimão saísse vencedora».

«Fizemos de uma candidatura que muitos classificaram de improvável, um desígnio mobilizador, que toda uma comunidade acolheu como seu, colaborando e participando na candidatura, e que em boa hora foi reconhecida pela ACES Europe, ao eleger Portimão como Cidade Europeia do Desporto para o ano de 2019», acrescentou a edil.

Isilda Gomes sublinhou que «tudo faremos para concretizar os propósitos da nossa candidatura, mantendo o espírito inicial bem presente, porque acreditamos que o desporto pode ser a força motriz da qualidade de vida de uma cidade, nomeadamente através da generalização da sua prática a todas idades e sexos e independentemente da condição de vida dos cidadãos. Fica assim, a promessa que em Portimão vamos ter “Mais Desporto para todos!”».

Esta eleição constitui-se, ainda, «como uma oportunidade para que o Município de Portimão continue a sua aposta na melhoria das condições para a prática desportiva não só para os atletas como também para a população em geral, estando previstas intervenções chave em equipamentos desportivos, nomeadamente a construção de uma pista de atletismo e a conclusão do Pavilhão Desportivo da Boavista», acrescentou a Câmara.

Portimão concorreu juntamente com a cidade de Cascais, ao título de Cidade Europeia do Desporto em 2019, tendo a cidade algarvia triunfado, pelo que o título será entregue durante a gala do ECES Europe que terá lugar em Novembro, no Parlamento Europeu, em Bruxelas. «Um município que, como nós, passou pelos problemas que passou e que consegue esta vitória, ainda por cima contra uma Câmara muito forte como é Cascais, é algo que só nos pode orgulhar a todos», disse Isilda Gomes.

A presidente da Câmara não tem dúvida de que agora haverá «muito trabalho pela frente». Mas, «conhecendo do movimento associativo, os técnicos, a vereadora, não tenho dúvida de que, de facto, vamos todos fazer um grande trabalho. O executivo está todo envolvido, de alma e coração, neste projeto, e acredito que vamos ter um ano de 2019 que deixará marcas muito positivas em Portimão, na região e no país».

Comentários

pub