Arrastão espanhol com 900 quilos de pescado ilegal apanhado ao largo de Monte Gordo

Um arrastão espanhol, com 900 quilos de pescado capturado de forma ilegal, foi apreendido pela Polícia Marítima de Vila Real […]

Um arrastão espanhol, com 900 quilos de pescado capturado de forma ilegal, foi apreendido pela Polícia Marítima de Vila Real de Santo António, a cerca de 5 milhas da praia de Monte Gordo, na noite desta terça-feira, 23 de Janeiro. 

«O navio tinha a bordo cerca de 300 quilos de crustáceos, cuja captura se encontra interdita até ao final do mês de Janeiro, e cerca de 600 quilos de pescado, entre eles o tamboril, que atualmente também se encontra no defeso», explica a Autoridade Marítima Nacional.

O arrastão, pertencente a um armador espanhol, estava a navegar em direção a Espanha, para aí vender o pescado capturado ilegalmente em águas portuguesas.

A rede que estava montada no tambor do arrastão era também ilegal, por não ter as características técnicas previstas na lei. O navio tinha ainda um porão falso, onde os crustáceos estavam armazenados e dissimulados.

Por todos estes motivos, o navio foi encaminhado pela Polícia Marítima (PM) para o porto de Vila Real de Santo António, acompanhado pela embarcação do Comando-local da PM, onde descarregou o peixe capturado ilegalmente.

O pescado apreendido, por estar fresco e não ser possível devolver ao seu habitat natural, foi entregue na lota de Vila Real de Santo António, devendo o produto da venda reverter a favor do Estado Português.

O armador e o mestre do arrastão incorrem em várias contraordenações, cujas multas podem chegar aos 125 mil euros.

Comentários

pub