Polícia Marítima apreende arrastão espanhol com 400 quilos de crustáceos apanhados ilegalmente

O Comando-local da Polícia Marítima de Vila Real de Santo António apreendeu ontem à noite, dia 15 de Janeiro, um […]

O Comando-local da Polícia Marítima de Vila Real de Santo António apreendeu ontem à noite, dia 15 de Janeiro, um arrastão espanhol que se encontrava no seu espaço de jurisdição, a pescar ilegalmente espécies protegidas.

Segundo a Marinha, o navio tinha a bordo cerca de 400 quilos de crustáceos, «cuja captura se encontra interdita até ao final do mês de Janeiro».

Por este motivo, a embarcação foi encaminhada para o porto de Olhão, acompanhada por um navio da Marinha Portuguesa, onde descarregou o pescado capturado ilegalmente.

Os crustáceos apreendidos, por estarem fresco e não ser possível devolvê-los ao seu habitat natural, foram vendidos em lota, em Olhão, devendo o produto da venda reverter a favor do Estado Português. ​

A Marinha acrescenta ainda que «foram aplicadas a devidas medidas cautelares, estando o arrastão atracado em Olhão, aguardando a prestação de caução imposta pelo Capitão do Porto». A contraordenação a aplicar à empresa proprietária pode atingir 125 mil euros.

Na operação, estiveram envolvidos vários agentes do Comando-local da Polícia Marítima de Vila Real de Santo António e de Olhão, assim como os militares do navio de fiscalização da Marinha.

 

Comentários

pub