Pode nevar no sábado na Serra de Monchique

Descida da temperatura e neve na sexta-feira e no sábado, incluindo na Serra de Monchique, é a previsão do Instituto […]

Neve na Fóia/arquivo – Foto de Lúcia Costa

Descida da temperatura e neve na sexta-feira e no sábado, incluindo na Serra de Monchique, é a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Na sexta-feira, dia 5 de Janeiro, devido à passagem de uma superfície frontal fria, prevê-se a ocorrência períodos de chuva, que será localmente forte, estendendo-se à região sul ao longo da manhã.

A chuva deverá passar a regime de aguaceiros que poderão ser ocasionalmente de granizo e acompanhados de trovoada, e que diminuem gradualmente de frequência ao longo da tarde.

Prevê-se queda de neve nas terras altas acima de 1500 metros de altitude a partir da madrugada, descendo gradualmente a cota para 800/1000 metros de altitude.

No dia 6, sábado, os aguaceiros deverão ser pouco frequentes, e mais prováveis no litoral, embora possam ser ocasionalmente de granizo acompanhados de trovoada, e sob a forma de neve acima de 600/800 metros de altitude. É neste dia que a neve poderá chegar à Fóia, o topo da Serra de Monchique.

O vento será moderado a forte de sudoeste, temporariamente com rajadas até 60/70 km/h em especial no litoral, soprando forte a muito forte com rajadas até 90 km/h nas terras altas.

Após a passagem da superfície frontal fria, o vento rodará para noroeste, e tenderá a enfraquecer. No entanto, deverá tornar-se moderado a forte e com rajadas nos dias 6 e 7 no litoral e nas terras altas.

A partir do final da tarde de sexta-feira, dia 5, as ondas deverão subir novamente na costa ocidental, e nos dias 6 a 7, deverão ter alturas significativas entre 4 e 6 metros.

Entre sexta-feira e sábado a temperatura mínima deverá descer entre 10 e 15ºC, devendo registar valores abaixo de 0ºC nas terras altas do Norte e Centro na madrugada de sábado.

A temperatura máxima descerá igualmente, embora não tão acentuadamente, e deverá ser inferior a 13ºC na generalidade do território, e com valores inferiores a 6ºC no nordeste transmontano e na Beira Alta.

Comentários

pub