Pedro Ornelas quer acabar de pagar as dívidas da Associação Académica em 2018

Acabar, de uma vez por todas, com o passivo da Associação Académica da UAlg e começar um programa de bolsas […]

Acabar, de uma vez por todas, com o passivo da Associação Académica da UAlg e começar um programa de bolsas de estudo, que permita ajudar um aluno de cada uma das unidades orgânicas da Universidade do Algarve. Estes são os grandes objetivos assumidos por Pedro Ornelas para o mandato à frente da entidade que representa os estudantes da universidade algarvia, para o qual tomou posse na segunda-feira, dia 8 de Janeiro.

Ontem, tomaram posse Pedro Ornelas e os demais eleitos para órgãos da Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg), numa cerimónia que decorreu no Grande Auditório do Campus de Gambelas da instituição, em Faro. Um momento para dar as boas vindas a novos protagonistas, mas que também serviu para uma despedida emocionada de Rodrigo Teixeira, que foi presidente da Académica algarvia durante os últimos dois anos.

Durante o seu discurso de tomada de posse, Pedro Ornelas já tinha deixado bem claro que a sua prioridade seria a área social – foi, de resto, a grande bandeira da sua campanha. À margem da sessão, explicou ao Sul Informação e à Rádio Universitária do Algarve RUA FM que a intenção da nova Direção Geral da AAUAlg é criar bolsas para apoiar os seus colegas com maiores dificuldades financeiras.

«Nós, como ferramenta social dos estudantes da UAlg, temos também a responsabilidade de lhes dar algo que eles necessitam. Os alunos com maiores dificuldades financeiras vão ser ajudados pela AAUAlg. A ideia é atribuir uma bolsa de estudo por cada unidade orgânica», revelou Pedro Ornelas.

As bolsas serão sempre atribuídas «ao primeiro colega que ficar de fora» nas listas oficiais de acesso aos apoios sociais que já são atribuídos pela Direção Geral do Ensino Superior e pelos Serviços de Ação Social da Universidade, com a ajuda das quais o novo presidente da AAUAlg conta.

Outro grande objetivo assumido por Pedro Ornelas é debelar o passivo da AAUAlg. Esta associação, que é também uma Pequena e Média Empresa (PME), está há seis anos em reestruturação financeira, depois de ter chegado a um ponto em que as suas dívidas ultrapassavam os 800 mil euros.

Desde então, sucessivas direções fizeram cortes, alteraram a própria estrutura da associação – fecharam serviços, outros foram reformulados e saíram funcionários – e negociaram dívidas. Isso permitiu, segundo revelou o presidente da AAUAlg cessante, «reduzir a dívida em 85%». «O Pedro Ornelas tem as condições para saldar, de vez, o passivo da associação», acredita Rodrigo Teixeira.

Pedro Ornelas, que na anterior direção geral exerceu o cargo de tesoureiro, também acredita ser possível acabar com todas as dívidas até meados de 2018.

«Perspetivamos que possa acontecer, tudo indica que seja possível e vamos trabalhar para isso. Temos os planos de pagamento acordados com as empresas e vamos honrá-los, para que o fim do passivo seja uma realidade a meio deste ano. Neste momento, ainda falta saldar uma dívida de 120 a 140 mil euros», segundo Pedro Ornelas.

Na cerimónia de tomada de posse dos órgão sociais da AAUAlg, os estudantes também receberam a garantia da parte do presidente da Câmara de Faro Rogério Bacalhau de que a autarquia, em articulação com a UAlg e outras entidades, está a pugnar «para garantir soluções de alojamento para os estudantes da universidade junto aos Campi».

Uma medida que Pedro Ornelas aplaude e para a qual promete dar o seu contributo. «Queremos que seja criado um plano de apoio ao alojamento estudantil. Há vários caminhos que podem ser seguidos, como o apoio fiscal aos senhorios ou o aumento das bolsas de alojamento. Caberá às câmaras e à tutela decidir qual será o melhor caminho», considerou.

Pedro Ornelas toma posse poucas semanas depois de Paulo Águas ter começado o seu mandato enquanto reitor da UAlg. Mas, embora sejam ambos novos nas funções que desempenham, até têm um historial de trabalho em conjunto.

Como o novo presidente da AAUAlg fez questão de lembrar, colaborou com o então vice-reitor na organização da Algarve Careers Fair – Pedro Ornelas pertenceu às duas anteriores Direções Gerais da Associação Académica. Isso leva-o a crer que não terá problemas na relação com a reitoria.

Isso não significa, como frisou Paulo Águas, que tudo sejam rosas. «Nem sempre iremos ter as mesmas opiniões, mas não será isso que nos vai impedir de trabalhar em conjunto», ilustrou o reitor, que prometeu «estar presente» para os estudantes.

Na hora da despedida, onde não faltaram lágrimas nem gargalhadas, o presidente cessante da AAUAlg aproveitou para deixar uma mensagem ao seu sucessor Pedro Ornelas. «Serás decerto um líder para esta academia, que tudo fará em prol da Universidade do Algarve», vaticinou Rodrigo Teixeira.

Comentários

pub