Passeio pedestre na Cortelha revive tradição da matança do porco

Um passeio pedestre, no próximo dia 14 de Janeiro, na Cortelha (Loulé), vai reviver a tradição da matança do porco.  […]

Um passeio pedestre, no próximo dia 14 de Janeiro, na Cortelha (Loulé), vai reviver a tradição da matança do porco. 

Ao longo do percurso de cerca de 10 quilómetros «será possível observar algumas das rotinas associadas a esta atividade que, mais do que o ritual da matança, constituía, sobretudo, um momento de forte convívio social entre familiares e amigos», diz a Associação dos Amigos da Cortelha, que organiza a iniciativa.

A« serra algarvia é, portanto, o cenário ideal para este passeio, permitindo não só conhecer mais sobre esta tradição, mas também apreciar a natureza e os elementos mais representativos desta região, como o moinho, a igreja, as fontes e o casario tradicional», acrescenta.

A concentração está marcada para as 8h30 na Cortelha, sendo que o passeio se deverá iniciar às 9h30. Para depois está previsto um lanche convívio, que deverá decorrer às 13h00. A inscrição tem o valor de 8 euros para não sócios da associação e de 5 euros para sócios, sendo gratuito para as crianças com menos de 12 anos.

Para se inscrever, deve enviar email para [email protected] ou telefonar para 918550180 e 965029758. Esta atividade conta com o apoio da Junta de Freguesia de Salir e da Câmara Municipal de Loulé.

Comentários

pub