Não havia tantos profissionais do SNS a trabalhar no Algarve desde 2015

Não havia tantos profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) a trabalhar no Algarve desde 2015, de acordo com a […]

Crédito: Depositphotos

Não havia tantos profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) a trabalhar no Algarve desde 2015, de acordo com a Administração Regional de Saúde (ARS). 

É que «o número de profissionais de saúde do SNS no Algarve tem aumentado de forma gradual e consistente nos últimos três anos, trabalhando atualmente cerca de 6000 profissionais nos cuidados de saúde primários e hospitalares de região, o que corresponde a um acréscimo de mais de 300 pessoas do que em 2015», diz a ARS do Algarve.

Desde Janeiro deste ano, «a região tem mais 193 médicos de diversas especialidades, incluindo médicos internos em especialização, mais 117 enfermeiros e mais 19 técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica do que em 2015».

O ano de 2017 terminou com mais médicos de Medicina Geral e Familiar e enfermeiros nos Centros de Saúde do que em 2016.

Além disso, a «taxa de cobertura de utentes com médico de família no Algarve, nos dois últimos anos, tem evoluído de forma consistente e positiva. A entrada de mais 25 médicos de Medicina Geral e Familiar dará médico de família a cerca de 47500 utentes da região».

Também houve a «instalação de novos equipamentos nos três Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS) e a entrada de profissionais da área da Medicina Dentária que permitiram que os utentes do SNS tenham acesso a médicos dentistas nos três ACeS do Algarve».

No que diz respeito aos médicos hospitalares, «regista-se uma evolução positiva do número de especialistas a escolherem o Centro Hospitalar Universitário do Algarve, com um acréscimo de mais 45 médicos».

O número de profissionais da Enfermagem também tem acompanhado essa tendência (mais 88) assim como os técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica e outros profissionais.

Paulo Morgado, presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Algarve, «assumiu como uma das suas principais prioridades reforçar o número de recursos humanos na região».

Em 2018, «a aposta do Conselho Diretivo da ARS Algarve passa pela atualização e modernização do Serviço Nacional de Saúde, pelo reforço e valorização dos recursos humanos e dos equipamentos (nos cuidados de saúde primários, hospitalares, cuidados continuados, cuidados paliativos)».

A estratégia assenta na «contratação de mais médicos, mais enfermeiros, mais profissionais das várias áreas, na abertura de mais Unidades de Saúde Familiar, mais Unidades de Cuidados na Comunidade» e por «reforçar a cobertura de utentes com médico de família, tornando o SNS mais resolutivo, coeso e cada vez mais próximo das pessoas, através do SNS + Proximidade», conclui a ARS.

Comentários

pub