Museu de Olhão volta a mostrar a história do concelho aos alunos do pré-escolar

O projeto “O Museu vai à Escola” está a mostrar a história do concelho de Olhão e o património existente […]

O projeto “O Museu vai à Escola” está a mostrar a história do concelho de Olhão e o património existente no concelho às crianças do ensino pré-escolar.

Esta iniciativa a do Museu Municipal de Olhão – Edifício do Compromisso Marítimo, visa, «de forma lúdica, sensibilizar os mais pequenos, desde a mais tenra idade, para a importância do Museu e para o património edificado do concelho», segundo a Câmara de Olhão.

Na primeira fase do projeto, que terminou na sexta-feira, as crianças ficaram a conhecer o João, «um menino que, em sonhos, viaja no tempo até aos primórdios do povoado olhanense».

Ao ouvir esta história, «as crianças ficam a conhecer a génese da cidade e são convidadas a refletir como viviam os primeiros pescadores que se instalaram em Olhão e identificar as diferenças entre o que seria a cidade à época e o quão diferente ela é nos dias de hoje».

Os alunos do pré-escolar das escolas públicas de Olhão foram, de seguida, desafiados «a colorir uma das cabanas originais de Olhão, cobertas de junco e construídas sobre a areia da praia», usando a sua imaginação e o conhecimento que acabaram de adquirir.

A partir de quarta-feira, dia 31 de Janeiro, e até dia 23 de Fevereiro, o projeto entra na sua segunda fase, em que as crianças são chamadas a «elaborar trabalhos de desenho, pintura, colagem, gravura, ou outras técnicas, sobre um monumento ou edifício de valor histórico ou patrimonial do concelho».

Estes trabalhos serão, posteriormente, mostrados no Museu de Olhão e numa exposição itinerante pelas escolas do concelho.

Comentários

pub