Morreu José Leal, antigo presidente da Assembleia Municipal de Silves

Morreu José Correia Leal, antigo presidente da Assembleia Municipal de Silves, aos 77 anos. O  corpo saiu da Casa Mortuária […]

Morreu José Correia Leal, antigo presidente da Assembleia Municipal de Silves, aos 77 anos. O  corpo saiu da Casa Mortuária de Silves às 12h00 de hoje, dia 8 de Janeiro, para Sesimbra, onde será cremado.

José Leal, que presidiu à AM de Silves entre 1986 e 1989, foi militante do PCP e eleito para este órgão autárquico nas listas da CDU. Além do mandato em que exerceu este cargo, foi eleito noutras ocasiões para a Assembleia Municipal silvense, tendo sido o líder da bancada desta coligação.

Nascido em 1940, José Leal formou-se em na Faculdade de Ciências de Lisboa e tornou-se professor de Matemática na Escola Secundária de Silves, «tendo passado pelas suas salas de aulas várias gerações de jovens silvenses», segundo a Câmara de Silves, que emitiu uma nota de pesar pelo desaparecimento desta personalidade.

Naquela escola, além de docente, «foi presidente do Conselho Diretivo nos períodos 1978-1980, 1985-1987 e 1988-1989, sendo apreciado por todos pelas suas qualidades humanas e de dirigente».

«Mesmo após a sua reforma, continuou a trabalhar nas questões relacionadas com o ensino da Matemática, tendo desenvolvido uma página na Internet onde disponibilizava gratuitamente programas de matemática que criava, tendo mesmo sido agraciado com o Prémio de Distinção da Casa de Ciências /Fundação Calouste Gulbenkian, em Junho de 2011, por um programa de trigonometria destinado a alunos do ensino secundário», recordou a autarquia.

«Empenhado social e politicamente, era visto por todos como um homem íntegro e sério», concluiu a Câmara de Silves, que apresentou «à família e aos amigos as mais sentidas condolências».

Comentários

pub