Maria João e “Moçoilas” juntam-se para um concerto em Loulé

Maria João e as “Moçoilas” juntam-se este domingo, 14 de Janeiro, a partir das 17h00, para um concerto no Cine-Teatro […]

Maria João e as “Moçoilas” juntam-se este domingo, 14 de Janeiro, a partir das 17h00, para um concerto no Cine-Teatro Louletano, em Loulé.

Este será um encontro entre os universos do jazz e da música tradicional.

Ou seja: entre a prestigiada cantora Maria João e as irreverentes Moçoilas, grupo de três mulheres que interpretam canções do Sul do país.

Neste espetáculo participa ainda o percussionista Quiné Teles, estando a direção musical do concerto confiada aos prestigiados João Frade (acordeão e eletrónica) e João Farinha (Fender Rhodes e sintetizadores).

«A carreira de Maria João tem sido pautada pela participação nos mais conceituados festivais de música do mundo. Um percurso iniciado na Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal e que, em poucos anos, extrapolou fronteiras, fazendo de Maria João uma das poucas cantoras portuguesas aclamadas no estrangeiro», diz a Câmara de Loulé.

O reconhecimento oficial da divulgação da cultura portuguesa pelo mundo valeu-lhe a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique pelas mãos do Presidente da República Jorge Sampaio. É também a única artista portuguesa a ter sido nomeada para o European Jazz Prize juntamente com Jamie Cullum e Bobo Stenson.

Já as “Moçoilas” (Inês Rosa, Margarida Guerreiro e Teresa Silva) «trazem a alma dos cantos da serra – e dos cantos da terra, e de muitos outros temas inspirados aí, nos seus tons, nos seus sons e cheiros, na sua voz para fora que ecoa e se transporta», considera a autarquia.

Este trio de mulheres «repega muitos dos antigos temas e enriquece-os com a sua energia própria, modificando uns, apropriando-se de outros e preparando caminho para novas melodias, novas canções».

O concerto, que se integra no ciclo musical “O Longo é Aqui”, será precedido da apresentação das propostas artísticas que integram a programação do Cine-Teatro para o período entre Janeiro e Junho.

O concerto tem a duração de 120 minutos. Os bilhetes custam 10 euros, passando para 8 euros no caso de maiores de 65 ou menores de 30 anos. Se quiser comprar bilhetes, clique aqui. O Cartão de Amigo é aplicável a este espetáculo.

Para mais informações e reservas os interessados podem contactar o Cine-Teatro Louletano pelo telefone 289 414 604 (terça-feira a sexta-feira, das 13h00 às 18h00) ou pelo email [email protected].

Além disso, podem consultar a sua página de Facebook aqui ou o seu website aqui.

Comentários

pub