«Livros de muitas partes do mundo» viajam até à Biblioteca de Loulé

«Livros de muitas partes do mundo» viajam até à Biblioteca de Loulé, no próximo dia 2 de Fevereiro, na sessão […]

«Livros de muitas partes do mundo» viajam até à Biblioteca de Loulé, no próximo dia 2 de Fevereiro, na sessão de contos “Um livro= Um mundo”, por Paula Cusati. 

Estes livros «abrem janelas para outros horizontes, novas formas de ver e de ler. Desenham em quem escuta novas paisagens, relativizam certezas e ampliam pensamentos», diz a Câmara de Loulé.

Cada sessão tem uma duração aproximada de 45 minutos e destina-se aos alunos do Jardim de infância e 1º ciclo. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas para [email protected]

Já no dia 3 de Fevereiro, entre as 10h00 e as 17h00, Paula Cusati vai dar a ação de formação ” “O mediador, o livro e o leitor: a mediação de leitura na sua essência”, também na Biblioteca de Loulé. 

Esta ação assenta em pilares teóricos e é baseada em experiências concretas de mediação de leitura. Será analisada a essência do ato de mediar leituras, de ler e de construir significados de forma a melhorá-los.

“Qual o nosso papel enquanto mediadores?”, “O que é supérfluo na nossa atuação?”, “Como recuar e fomentar o encontro entre o livro e o leitor?” e “Quais as práticas que favorecem experiências fulcrais para a formação de leitores?” são algumas das questões que serão focadas.

Paula Cusati é mediadora de leitura e formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) na área da Promoção da Leitura. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas e possui uma pós-graduação em Livro Infantil.

Trabalhou durante vários anos numa Biblioteca Municipal, onde foi responsável pelas atividades de Animação e Promoção da Leitura, criando diversos projetos para variados públicos.

Também foi animadora do projeto Cata Livros (Fundação Gulbenkian) nos concelhos do Litoral Alentejano e Algarve. Concebe e dinamiza sessões de contos, ateliers e projetos de promoção da leitura. É mestranda em Promoção da Leitura e Literatura Infantil na Universidade de Castilla-La Mancha.

 

Comentários

pub