Lagoa comemora 245 anos da criação do concelho com eventos ao longo de duas semanas

Lagoa vai comemorar o 245º aniversário da criação do concelho, no dia 16 de Janeiro, mas o Município vai assinalar […]

Carlos do Carmo vai atuar no Centro de Congressos do Arade

Lagoa vai comemorar o 245º aniversário da criação do concelho, no dia 16 de Janeiro, mas o Município vai assinalar a data com uma programação que começa no dia 13 e só termina no dia 27. O concerto de Carlos do Carmo, no dia 20, às 20h30, no Centro de Congressos do Arade, será um dos pontos altos.

No próximo sábado, 13 de Janeiro, às 16h00, na Igreja Matriz de Porches, será apresentado o livro “Horizontes de Azul”, de João Vasco Reis. Esta é uma obra sobre sobre azulejaria e iconografia, que completa a tríade de publicações do Município de Lagoa, iniciada em 2017, no âmbito do ano do Património.

Chagas Aleixo, investigador do Instituto de História Contemporânea, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, vai apresentar este livro e, no final deste evento, haverá um apontamento musical por João Pais.

No dia 16, dia do aniversário do concelho, Francisco Martins, presidente da Câmara, vai entregar aos jovens do ensino secundário uma reprodução da Carta Régia de 1773, fundadora do concelho de Lagoa. Este momento está marcado para as 9h30, no Agrupamento de Escolas Padre António Martins Oliveira de Lagoa.

Também a partir das 9h30, estará exposta, no Arquivo Municipal, a Carta Régia.

Para as 15h30, nos Paços do Concelho, está marcado um concerto da Nova Filarmonia de Lagoa, que vai interpretar música do século XVIII, e um discurso de Francisco Martins, que se vai dirigir aos munícipes a propósito do 245º aniversário do concelho.

O Salão Nobre dos Paços do Concelho recebe depois, às 16h00, a conferência “Movimentos Sociais do Sul e da Cidadania: uma proposta de Museu para Lagoa”.

O dia 20 de Janeiro é dedicado à Educação, que será a prioridade lagoense para o ano de 2018. Entre as 9h30 e as 17h00, o auditório do Convento de S. José recebe a conferência “Modelos e Abordagens Educativas: História, percursos e desafios”. Neste evento, será apresentado o Projeto de Escolas para a Educação Intercultural|Orquestra Intercultural Lagoa 2018-2019.

À noite, às 20h30, o Centro de Congressos do Arade, no Parchal, será palco para a apresentação pública de eventos e projetos âncora para 2018. A este momento segue-se o concerto de Carlos do Carmo “Fado é Amor”.

O Parque de Feiras e Exposições de Lagoa recebe, no dia 25 de Janeiro, às 16h00, a inauguração do Centro de Operações de Lagoa, Cidade Inteligente, uma iniciativa também integrada nas comemorações do 245º aniversário do concelho.

A programação encerra no dia 27 de Janeiro, sábado, a partir das 15h30, na Quinta dos Vales, em Estômbar, com a entrega do Prémio Literário Santos Stockler 2017. Nesta cerimónia, será ainda apresentado o livro que integra as menções honrosas de 2016 (“O Vinho”, de Nuno Campos Inácio, e “Embriaguez, sensatez e outras virtudes”, de Pedro Caetano Amores) e serão revelados os detalhes sobre a edição de 2018 deste galardão. Teresa Viola e Pedro Viola vão levar os sons do Fado a esta cerimónia.

Comentários

pub