Jornadas dão a conhecer “História do Baixo Guadiana”

A sessão inaugural da V edição das Jornadas de História do Baixo Guadiana decorre na próxima sexta-feira, 26 de Janeiro, […]

A sessão inaugural da V edição das Jornadas de História do Baixo Guadiana decorre na próxima sexta-feira, 26 de Janeiro, a partir das 9h30, no Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes, em Vila Real de Santo António.

A iniciativa está dividida em três datas, durante as quais investigadores de diferentes áreas historiográficas irão partilhar temas ligados à história do Baixo Guadiana.

O primeiro encontro de 2018 realiza-se, então, no dia 26 de Janeiro, e inicia-se com a comunicação “A presença de estrangeiros no Baixo Guadiana: breve estudo comparativo entre o início do Séc. XX e o início do Séc. XXI”, conduzida pela investigadora Maria Luísa Francisco.

A jornada prossegue com a comunicação “El Bajo Guadiana durante el período 1580 – 1640”, apresentada pelo historiador Enrique Arroyo Berrones, a que se seguirá uma visita à Casa dos Marqueses de Ayamonte, às 14h00.

As Jornadas de História do Baixo Guadiana são organizadas pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes e contam, entre outros oradores, com a colaboração de investigadores, docentes universitários, técnicos do património, editores, entre outros.

Estão inseridas na programação cultural da Eurocidade do Guadiana, projeto que envolve os municípios de VRSA, Castro Marim e Ayamonte (Espanha) e tem como missão a partilha cultural na fronteira do Guadiana.

A participação é gratuita mas sujeita a inscrição prévia através do email: arquivomunicipal@cm-vrsa.pt.

Comentários

pub