Discos de vinil da coleção de Mariana Machado Santos expõem-se em Faro

Uma exposição de discos de vinil, pertencentes ao espólio de Mariana Machado Santos, vai estar patente, de 1 a 28 […]

Uma exposição de discos de vinil, pertencentes ao espólio de Mariana Machado Santos, vai estar patente, de 1 a 28 de Fevereiro, na Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa. 

Estes são discos do espólio deixado ao Município de Faro.

 

Mariana Amélia Machado Santos (Olhão, 1904 – Lisboa, 1991) foi uma investigadora, bibliotecária, autora de várias publicações e destacada figura da sociedade farense.

Filha de Honorato Santos, investigador da história do Algarve, cresceu na Quinta da Atalaia, propriedade da família, em Faro.

Fez os estudos secundários no Liceu Nacional João de Deus licenciando-se, depois, em Ciências Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Coimbra.

Após um período como docente no Liceu D. Maria, daquela cidade, realizou o curso de Bibliotecário-Arquivista. Em 1940 passou a ocupar o cargo de segunda bibliotecária na Biblioteca Nacional. De 1954 até à aposentação foi a diretora da Biblioteca da Ajuda, uma das mais antigas de Portugal. Foi autora de várias obras, sobretudo nos âmbitos da música, da filosofia e da história do Algarve.

«Mariana Santos, apesar de ter vivido grande parte da sua vida em Lisboa, manteve sempre um grande afeto por Faro, quer pelas ligações familiares, quer pelas relações sociais e de amizade», diz a autarquia farense.

«Reuniu, ao longo da sua vida, um vasto património documental e bibliográfico, bem como outras coleções de interesse histórico e cultural. Como gesto de grande apreço pela cidade de Faro deixou, em testamento, esse legado à Câmara Municipal», acrescenta.

Na Biblioteca Municipal permanecem monografias, textos manuscritos (estudos e apontamentos), revistas científicas e culturais, partituras e uma diversificada coleção de discos de vinil. O restante espólio ficou à guarda do Museu Municipal.

A Câmara Municipal de Faro, em forma de homenagem, atribui-lhe em 2002 o nome de uma rua no Cercado da Atalaia.

Comentários

pub