Depressão Carmen não afeta Portugal continental, muito menos o Algarve

Depois da Ana e do Bruno, agora é a Carmen. Mas a depressão Carmen não vai afetar Portugal continental, muito […]

Depois da Ana e do Bruno, agora é a Carmen. Mas a depressão Carmen não vai afetar Portugal continental, muito menos o Algarve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Previa-se que a depressão Carmen, às 00 horas do dia 1 de Janeiro, estivesse centrada em 49N 15W, a sudoeste das ilhas Britânicas, com uma pressão atmosférica prevista no seu centro de 996 hPa.

Esta depressão irá afetar mais diretamente França e parte norte de Espanha, em especial as zonas costeiras, com ventos fortes e agitação marítima forte.

No entanto, segundo o IPMA, «a influência desta depressão em Portugal será apenas no mar, nas zonas marítimas de responsabilidade nacional, nomeadamente as zonas Altair, Charcot e Finisterre».

Apesar de tudo, é recomendado muito cuidado nas zonas costeiras da costa ocidental portuguesa, nomeadamente no Litoral Alentejano e Costa Vicentina. O IPMA colocou toda a faixa costeira sob aviso Amarelo, devido à agitação marítima, onde há ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros. O aviso mantém-se até às 18h00 deste primeiro dia do ano.

Comentários

pub