De um «feliz acaso» resultou a apreensão de 1600 quilos de haxixe a sul da Manta Rota

Era para ser apenas uma «ação de patrulhamento normal», mas, perto das 17h00 da tarde de ontem, quinta-feira, 18 de […]

Era para ser apenas uma «ação de patrulhamento normal», mas, perto das 17h00 da tarde de ontem, quinta-feira, 18 de Janeiro, a Força Aérea Portuguesa (FAP) detetou uma embarcação suspeita, 30 milhas a sul de Faro. Por isso, os movimentos do barco, que parecia ser espanhol, foram seguidos e, de um «feliz acaso», acabou por resultar a apreensão de 1600 quilos de haxixe, já a sul da Manta Rota. 

Apesar de parecer um barco de pesca, «não havia aparelhos de pesca visíveis», explicou esta tarde, em conferência de imprensa na Diretoria Polícia Judiciária de Faro, o tenente-coronel Bernardo da Costa, da Força Aérea, o que acabou por ser um dos indícios.

A FAP entrou em contacto com a Polícia Judiciária, responsável por montar toda a operação, que envolveu também a Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da GNR de Olhão e a Polícia Marítima.

Depois de a embarcação ter sido identificada, foi a UCC quem monitorizou todo o seu percurso, através dos radares que tem disponíveis.

O assalto final ao barco foi feito já pela Polícia Marítima, perto das 1h30 da madrugada de hoje. A princípio «houve dificuldade em encontrar a embarcação, porque a noite estava escura», mas, mal foi intercetada, os dois tripulantes foram «completamente surpreendidos», segundo Cortes Lopes, comandante da Polícia Marítima do Sul.

A droga, num total de 56 fardos de haxixe, estava escondida em porões e os dois homens «não apresentaram qualquer resistência».

Quanto à embarcação, «ainda não se sabe» se o registo de Huelva é verdadeiro. «O capitão do Porto de Vila Real de Santo António já entrou em contacto com o seu homólogo de Huelva para saber se o registo é verdadeiro», explicou o comandante Cortes Lopes.

Entretanto, já foi feita «uma peritagem para podermos tirar a embarcação de Vila Real de Santo António, mas ainda não temos informação do registo verdadeiro».

Quanto ao destino final do barco, não se sabe ainda ao certo qual seria. «O rumo que a embarcação estava a tomar indiciava que havia um descarregamento na zona da Armona», disse Luís Mota Carmo, diretor da PJ de Faro, na mesma conferência de imprensa.

Os detidos são um cidadão espanhol, de 53 anos, já referenciado por tráfico de droga, e um marroquino, com 22 anos.

 

Fotos: Pedro Lemos | Sul Informação

 

 

Comentários

pub