Dança indiana “invade” Auditório de Albufeira

Um espetáculo de danças Chhau – um estilo indiano que é Património Imaterial da Humanidade – sobe ao palco do […]

Um espetáculo de danças Chhau – um estilo indiano que é Património Imaterial da Humanidade – sobe ao palco do Auditório Municipal de Albufeira na próxima segunda-feira, 29 de Janeiro, a partir das 21h30. 

A promessa é de um espetáculo «de rara beleza cénica», a cargo do Seraikella Chhau Dance Group.

«O estilo de dança Chhau (dança tradicional teatral indiana), originário dos estados de Odisha, Jharkhand e West Bengal, combina danças tribais e marciais numa intensa representação de cor e movimento. Podem ser divididas em três tradições regionais que diferem significativamente no que concerne à sua prática: o tradicional Seraikella Chhau, a animada Purlieu Chhau e o menos conhecido Mayurbanj Chhau», explica a Câmara de Albufeira.

As máscaras coloridas usadas pelos dançarinos atores são «feitas de papel machê e argila, apresentando ao público uma variedade de personagens como deuses, figuras mitológicas, demónios, humanos, animais e corpos celestes como o sol ou a lua».

Contrastando com os outros dois estilos, Seraikella Chhau «é dança na sua forma mais pura – não existe diálogo entre os intérpretes e em vez de seguir um enredo linear, parece muitas vezes esforçar-se apenas por transmitir através da dança uma determinada sensação, ideia ou sentimento», diz a autarquia.

Das três variedades, «é sem dúvida a mais subtil e aprimorada. Figuras mitológicas e homens comuns surgem retratados na sua rotina diária. Cenas de batalhas épicas em temas centrais de poemas de amor são aqui reveladas. Aspetos do mundo natural e abstratas expressões do pensamento humano são-nos oferecidos de forma aprimorada».

O espetáculo conta com coreografia de Pandit Gopal Prasad Dubey, considerado na Índia como o ator das mil faces.

Os bilhetes custam 5 euros e estão à venda no Centro de Informação Autárquico ao Consumidor da Câmara de Albufeira e Biblioteca Municipal Lídia Jorge, nos dias úteis (9h00- 13h00, 14h00-16h00) e no Auditório Municipal no dia do espetáculo (das 19h30 às 21h15).

Comentários

pub