Angola quer encerrar Consulado Geral em Faro

O Governo de Angola está a estudar a possibilidade de encerrar o seu Consulado Geral em Faro. De acordo com […]

O Governo de Angola está a estudar a possibilidade de encerrar o seu Consulado Geral em Faro. De acordo com o jornal angolano O País, a Secretaria para os Assuntos Diplomáticos e de Cooperação internacional da Presidência da República propõe a extinção de nove embaixadas, 17 consulados, entre os quais os de Faro e de Lisboa, e dez representações comerciais em todo o mundo.

A proposta, citada pelo O País, considera que «não se justifica, do nosso ponto de vista, a manutenção de Consulados Gerais instalados em capitais dos países onde existam missões diplomáticas, por razões várias, de entre as quais destacamos uma espécie de bicefalia, com todos os inconvenientes que daí derivam».

Além de Lisboa e Faro, a proposta defende o encerramento e a sua consequente transformação em setores consulares junto das respectivas missões diplomáticas dos consulados gerais de Londres (Grã-Bretanha), Guangzhou (China), Dubai, Nova Iorque (Estados Unidos), Roterdão (Países Baixos), Hong-Kong, Paris (França), Los Angeles (Califórnia, Estados Unidos), Houston (Estados Unidos), Venezuela, São Paulo (Brasil), Macau/China, Frankfurt (Alemanha), Toulouse (França), Cidade do Cabo (África do Sul) e Joanesburgo (África do Sul).

Já no que diz respeito a embaixadas, é proposto o encerramento em Singapura e Indonésia, Vietname, Holanda, México, Canadá, Grécia, Hungria, Polónia e Guiné Conacri.

Portugal faz também parte do grupo de países onde é proposto o encerramento das representações comerciais, juntamente com Itália, China, Brasil, Espanha, Estados Unidos, África do Sul, Bélgica, Macau e Suíça

A proposta, que tem como objetivo a «concentração de meios e racionalização de custos» permitirá poupar, de acordo com o O País «mais de 66,3 milhões de dólares aos cofres do Estado» angolano.

Comentários

pub