Almargem lança publicações digitais sobre o Vale da Asseca, o Cadoiço e a Foz do Almargem

A Associação Almargem disponibilizou no seu site as publicações digitais “Património Natural do Vale da Asseca” e “Cadoiço e Foz […]

Caminhada do REASE no Vale da Asseca/Imagem de Arquivo

A Associação Almargem disponibilizou no seu site as publicações digitais “Património Natural do Vale da Asseca” e “Cadoiço e Foz do Almargem”, produzidas no âmbito do projeto REASE (Rede de Educação Ambiental para os Serviços dos Ecossistemas), com a colaboração de especialistas em diversas áreas.

A publicação “Património Natural do Vale da Asseca”, de 40 páginas, «pretende divulgar os valores da geodiversidade e da biodiversidade desta área do concelho de Tavira, de forma a sensibilizar as autoridades e as populações locais para a urgência em preservar este território de características únicas no Algarve», segundo a Almargem.

A segunda publicação, com 48 páginas e denominada “Cadoiço e Foz do Almargem”, «tem como objetivo fazer uma caracterização prévia das áreas abrangidas pelas bacias hidrográficas das ribeiras da Fonte Santa e Carcavai (Loulé), sustentando a necessidade de proteger formalmente as respetivas zonas litorais (Trafal e Foz do Almargem) e de criar bases mais sólidas para o atual projeto municipal, promissor mas ainda algo hesitante, de um parque agrícola e urbano nas encostas do Cadoiço».

Os locais sobre os quais se debruçam estas duas publicações inspiraram outras iniciativas do projeto REASE, nomeadamente Encontros/debate, um em Tavira e outro em Loulé, bem  como caminhadas no Vale da Asseca, em Tavira, que o Sul Informação acompanhou, e no Vale do Cadoiço.

A Almargem anunciou, ainda, que também iniciou o lançamento de um “Guia de Invertebrados das Águas Doces”, «esperando que ele possa despertar o interesse de muitas pessoas, jovens ou menos jovens, acerca deste tema e contribuir para uma mais efetiva proteção e conservação dos habitats dulceaquícolas do nosso país e, muito em particular, do Algarve».

«Da autoria do biólogo e seu associado João António Santos, esta publicação, inicialmente concebida como um guia de bolso em edição de papel, o qual, perante a amplitude da temática abordada, nunca chegou a avançar, assume agora um formato digital. São nada mais nada menos do que 14 volumes que irão sendo disponibilizados ao longo do ano de 2018. Neles são descritas as espécies mais representativas da fauna de invertebrados que povoa os nossos rios, ribeiras, charcos e lagoas, juntamente com chaves de identificação dos principais grupos», descreveu.

Estas publicações, disponíveis em formato PDF, podem ser descarregadas gratuitamente no site da Almargem.

Comentários

pub