“A História do Povo de Loulé na Revolução Portuguesa 1974-1975” é apresentada em livro

O livro “A História do Povo de Loulé na Revolução Portuguesa 1974-1975”, da autoria de Raquel Varela e Luísa Barbosa […]

O livro “A História do Povo de Loulé na Revolução Portuguesa 1974-1975”, da autoria de Raquel Varela e Luísa Barbosa Pereira, é apresentado no dia 15 de Janeiro, às 21h00, na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, naquela cidade. 

 

No dia 25 de Abril de 1974, um golpe, levado a cabo pelo Movimento das Forças Armadas (MFA), em discórdia com a guerra colonial que durava há treze anos, pôs fim a uma ditadura de 48 anos – que começara por ser militar, depois fora dirigida por Salazar e, finalmente, depois de 1968, por Marcello Caetano.

A revolução portuguesa foi marcada pelo protagonismo político de um forte movimento operário e social que atingiu todos os setores da sociedade, em particular o movimento operário, e caracterizou-se por conflitos sociais muito radicalizados entre os estudantes, o moderno setor laboral dos serviços, o setor informal e uma ampla participação das mulheres e dos setores intermédios e de base das forças armadas.

De imediato, e contra o apelo dos militares que dirigiram o golpe – que insistiam pela rádio para as pessoas ficarem em casa –, milhares de pessoas saíram e lutaram, sobretudo em Lisboa e no Porto, mas não só. A conflitualidade social em Portugal em 1974-75 teve amplitude nacional, tendo chegado aos outros pontos do país, incluindo o concelho de Loulé.

Esta é a história que se pretende contar: a história do povo de Loulé no biénio revolucionário de 1974-1975.

Raquel Varela é historiadora. As suas áreas de estudo são história da Revolução dos Cravos, história do trabalho e história do Estado social.

Luísa Barbosa Pereira é cientista social. As suas áreas de estudo são, entre outras, sociologia do trabalho, história do movimento operário e da Revolução dos Cravos.

Esta sessão do ciclo “Livros Abertos” tem entrada livre.

Comentários

pub