“365Algarve” promete «momentos memoráveis» em Fevereiro

“O Corpo de Hoje“, “CataPlay”, Jazz nas Adegas e o “Video Lucem” são (apenas) algumas das propostas do “365Algarve” para […]

Richard Galliano

“O Corpo de Hoje“, “CataPlay”, Jazz nas Adegas e o “Video Lucem” são (apenas) algumas das propostas do “365Algarve” para Fevereiro, programa que promete «animar a região com momentos memoráveis de música, dança, teatro, exposições, gastronomia, cinema e visitas singulares ao património». 

A iniciativa “Corpo de Hoje – Festival de Artes Performativas de Tavira” continua com várias propostas que vão da performance, ao teatro de marionetas, passando pela música. “Beginnings” é uma peça de teatro para toda a família com fantoches divertidos, em cena no dia 4 de Fevereiro, na Ermida de Santa Ana.

O Palácio da Galeria recebe, ao longo do mês, outros espetáculos. No dia 3, a peça de teatro “9 Anos Depois – A Partir da Ilíada” explora a relação dos homens com os deuses que observam os mortais do alto do Olimpo, ao passo que no dia 10 chega “Lav Lur”, que nasce do encontro entre uma atriz e ilustradora portuguesa com um músico parisiense de origens arménia e americana, que partilham o sonho comum de serem trovadores que levam boas notícias pelo mundo.

Com criação e interpretação de Ana Madureira, a peça de teatro “Dama Pé de Mim” transporta para o palco, a 11 de Fevereiro, uma história luminosa, terna e divertida que brinda a imaginação de miúdos e graúdos.

A terminar, nos dias 17 e 18 de Fevereiro, tem lugar o espetáculo “Quando for amanhã de manhã há de ser sempre a manhã de hoje”, uma adaptação do livro “O urso e o gato selvagem”, de Kazumi Yumoto e Komako Sakai. Todos os espetáculos são antecedidos de uma oficina com os artistas, aberta a todos os que queiram participar, mediante inscrição prévia, e de um ensaio aberto com entrega de donativo livre.

Já o CataPlay, a peça que faz da experiência culinária um verdadeiro espetáculo, está de regresso ao Centro Cultural António Aleixo, em Vila Real de Santo António, no dia 2 de Fevereiro, e à Tertúlia Algarvia (Faro) nos dias 4 e 11 de Fevereiro.

La Ideal

Este evento, que combina teatro e gastronomia, é uma oportunidade única para degustar uma cataplana, um dos mais icónicos pratos típicos da região, ao ritmo dos atores Mário Spencer e Tânia Silva.

O mês de Fevereiro fica ainda marcado pela estreia do “Festival Acordeão & Algarve em Festa”, em três palcos algarvios.

No dia 3, no Cine-Teatro Louletano, La Ideal Orquestra Típica de Tango promove uma aula aberta de iniciação ao Tango Argentino (10h30) e apresenta um espetáculo único com os seus músicos e bailarinos.

No dia 24 de Fevereiro, o algarvio Gonçalo Pescada estará no Auditório Municipal de Albufeira e, no dia 25, o incontornável Richard Galliano atua no Teatro das Figuras, em Faro.

O 2º Festival Internacional de Piano do Algarve continua, no dia 17, no Teatro Municipal de Portimão, com os concertos para piano e orquestra de Beethoven, desta feita com o solista João Rosa, o maestro José Eduardo Gomes e a Orquestra Clássica do Centro.

O emblemático Jazz nas Adegas regressa com mais duas sessões em Silves: a primeira no dia 10, na Quinta do Francês, com os Chustinatra numa viagem pelos clássicos americanos e a segunda com os Power Trio que apresentam, a 24 de Fevereiro, na Quinta do Barradas, o seu repertório único que funde saxofone, contrabaixo e bateria.

Os cine-concertos do “Video Lucem” continuam a marcar presença na programação do “365”, com “O Vento”, de Victor Sjöström, musicado ao vivo por Filipe Raposo, na Igreja de Santiago em Tavira, a 8 de Fevereiro.

Para os amantes das artes visuais inaugura a 10 de Fevereiro, no Museu Municipal de Faro, a exposição de desenho de Isabel Baraona, Thierry Simões e Tiago Baptista, que estará em exibição até 8 de Abril.

Fevereiro integra ainda dois Momentos Fantásticos com o Património, com as Visitas com Arte Urbana e Stencil Experience, nos dias 10 e 24 de Fevereiro, numa viagem à descoberta da arte urbana da cidade de Lagos, que inclui uma atividade especial onde os participantes se tornam verdadeiros artistas.

O mês encerra com mais uma visita muito especial ao Centro Histórico da capital algarvia, com mais um Faro Desvendado, no dia 25 de Fevereiro.

Comentários

pub