2018 começa com aumentos nas portagens da Via do Infante

Circular na Via do Infante ficou mais caro desde o início do ano. As novas tarifas das portagens já estão […]

Circular na Via do Infante ficou mais caro desde o início do ano. As novas tarifas das portagens já estão em vigor e determinam aumentos em diversos troços da A22, que liga Lagos à Ponte Internacional do Guadiana, distribuídos pelas diferentes classes de veículos, segundo revelou a Infraestruturas de Portugal.

Um veículo da classe 1 que percorra toda a extensão da Via do Infante passa a pagar 8,85 euros, enquanto a um da classe 2 são cobrados 15,45 euros. Uma viatura de classe 3 paga 19,8 euros e um da classe 4 22,05 euros.

Para os veículos da classe 1, há aumentos em três troços: entre Mexilhoeira e Alvor, onde se passa a pagar 45 cêntimos; entre o nó de Albufeira/IP1 e o nó de Boliqueime, que passa a custar 1,15 euros; e no troço entre Tavira e Monte Gordo, onde a portagem aumentou para 1,75 euros.

Os condutores de veículos da classe 2 viram o preço a pagar crescer para os 1,5 euros entre Lagoa e Alcantarilha, para 65 cêntimos no troço Loulé/Quarteira – Faro/Aeroporto, para 2,25 euros entre o Nó de Faro Este (Estoi) e o de Moncarapacho e para 3,05 entre Tavira e Montegordo.

Na classe 3 há aumentos nos troços Faro Este – Moncarapacho e Albufeira/IP1 e Boliqueime, onde se passa a pagar 2,9 e 2,6 euros, respetivamente.

A portagem para veículos da classe 4 também aumenta nestes dois últimos troços (agora custa 3,2 e 2,9, respetivamente), bem como no que liga Tavira a Monte Gordo, onde a taxa cresceu para os 4,35 euros.

Segundo revelou a Infraestruturas de Portugal, numa nota de imprensa, houve aumentos em 161 tarifas, a nível nacional, num universo de 500, o que significa que se paga mais em 32% das autoestradas «cuja taxa de portagem constitui receita da Infraestruturas de Portugal».

«A variação é maioritariamente de 5 cêntimos e em apenas 12 tarifas esta variação atinge os 10 cêntimos», acrescentou a IP.

 

Veja na tabela o que aumentou (a vermelho) e as portagens que se mantêm:

Comentários

pub