Vozes búlgaras fecham temporada do Cine-Teatro Louletano

As «mundialmente reconhecidas» Angelite – Vozes Búlgaras vão encerrar a temporada de programação do Cine-Teatro Louletano, com um concerto no […]

Foto: Angelite, publicada no Facebook

As «mundialmente reconhecidas» Angelite – Vozes Búlgaras vão encerrar a temporada de programação do Cine-Teatro Louletano, com um concerto no próximo dia 14 de Dezembro, às 21h30. 

Esta presença internacional vai também fechar o ciclo musical “Femina”, iniciado em Janeiro deste ano e dedicado a grandes vozes no feminino, por onde passaram, sempre com sessões esgotadas, Teresa Salgueiro, Rita Redshoes, Luísa Sobral, Aurea, Capicua, Cristina Branco e Ana Bacalhau.

«As Angelite são vozes fascinantes. O estilo e a ornamentação vocal são arcaicos, distintos e enraizados em séculos de tradição local, os sons que emitem têm um timbre tão peculiar que quase parece não serem produzidos pelo aparelho vocal humano», diz a Câmara de Loulé.

Formado em 1987 a partir do extinto coro da Rádio Nacional Búlgara pela manager Tanja Andreeva, o coro tem atualmente duas dezenas de cantoras de todo o país e é dirigido pelo maestro Georgy Petkov.

Em Dezembro deste ano, as Angelite completam 30 anos, «tantos quanto o sucesso internacional que têm alcançado em centenas de concertos por todo o mundo», com destaque para a Gala da entrega do Prémio Nobel da Paz de 1996 ou o concerto na Praça Vermelha, em Moscovo, com Pavarotti.

A estes juntam-se o concerto para o Marajá da India, o concerto no Vaticano, o concerto na entrega dos Grammy em 1999, o concerto no Herad Antic Theatre (Acrópole) e colaborações com Stevie Wonder, Björk, Bobby McFerrin, Phil Collins, Jan Garbarek, Angelique Kidjo, Enrique Morente, The Chieftains, Maria Farantouri e António Zambujo.

«Ao longo destes anos o fascínio internacional pela sua singularidade e qualidade tem-se mantido inquebrável. Nas digressões realizadas por todo o mundo, as Angelite têm despertado o entusiasmo dos públicos com a surpreendente, encantadora e incrível precisão do seu cantar capaz de tocar a alma de quem as escuta».

O programa que as Angelite apresentam nesta tour inclui, na primeira parte, cantos ortodoxos orientais, composições criadas entre o século XIII e o século XX, música religiosa que se mantém na prática litúrgica da Igreja Ortodoxa Búlgara.

A segunda parte inclui temas tradicionais cantados há séculos em aldeias camponesas isoladas do Ocidente, cujas tradições vocais têm sido mantidas nas suas caraterísticas e espiritualidade originais, bem como alguns temas criados por compositores modernos búlgaros como Philip Koutev, Ivan Spassov e o próprio maestro Georgy Petkov.

O concerto tem a duração aproximada de 90 minutos e destina-se a maiores de 6 anos. Os bilhetes custam 15 euros por pessoa, passando para 13 euros no caso dos maiores de 65 e menores de 30 anos, podendo ser comprados aqui. O Cartão de Amigo do Cine-Teatro é aplicável a este evento.

Para mais informações e reservas os interessados podem contactar o Cine-Teatro Louletano pelo telefone 289 414 604 (terça-feira a sexta-feira, das 13h00 às 18h00) ou pelo email cinereservas@cm-loule.pt.

Além disso, podem consultar a sua página de Facebook aqui ou o seu website aqui.

Comentários

pub