“Viva a Magia do Natal” em Portimão

Uma feira de Natal, iluminação decorativa, um presépio em tamanho real ou animação de rua são algumas das propostas do […]

Uma feira de Natal, iluminação decorativa, um presépio em tamanho real ou animação de rua são algumas das propostas do programa de animação com o mote “Viver a Magia do Natal em Portimão” que, até 6 de Janeiro, pretende dinamizar o concelho e atrair residentes e visitantes.

Este ano, o concelho de Portimão «convida a comunidade a celebrar esta quadra com muita magia e animação», diz a Câmara de Portimão.

A chegada do Pai Natal à Praça da República, a iluminação decorativa com 400 mil lâmpadas leds em pontos estratégicos do centro da cidade, a Feira de Natal, com muita animação de rua diária protagonizada pela Festa Fantástica, o presépio em tamanho real no Largo da Mó, a 3ª edição do Concurso de Montras no Comércio Local, concertos nos vários equipamentos municipais e os mercadinhos de Natal espalhados por Portimão e Alvor são, então, propostas.

Também haverá o festival de paraquedismo “Christmas Boogie”. Tudo junto são cerca de 30 iniciativas e mais de mil horas de diversão e alegria, que, ao longo de 25 dias de magia, vão transformar Portimão  numa verdadeira cidade Natal.

«Em mês de aniversário, a Câmara Municipal de Portimão e as Juntas de Freguesia propõem diversas atividades para viver a época natalícia e mágica no concelho. Os tempos mudam mas há tradições que ficam. E uma visita ao presépio do Largo da Mó e da Igreja Matriz é um dos costumes natalícios que vale bem a pena preservar», diz a autarquia.

O presépio de rua em tamanho real no Largo da Mó «já pode ser apreciado e vem encher de espírito natalício este espaço da cidade». Já até 6 de Janeiro de 2018, a Igreja Matriz de Portimão tem patente no seu espaço um presépio que evoca um Santo Natal a todos.

O momento tão aguardado pelos mais novos vai revestir-se de muitas surpresas. O ponto alto será no dia 15 de Dezembro, sexta-feira, às 16h00, com a chegada do Pai Natal à Praça da República (Alameda), onde as famílias, crianças e escolas serão convidadas a estarem presentes para receber ofertas.

Neste dia, o Pai Natal, a Mãe Natal, os duendes e o espetáculo com Palhaço Salsinha, no Palco da Feira, abrirão as hostes natalícias.

«Neste Natal, o centro da cidade vai transformar-se num local onde será possível fazer compras de forma descontraída e ao ar livre e ao mesmo tempo divertir-se com toda a família num Mercado de Natal iluminado pelo vasto programa de animação», segundo a autarquia.

De 15 a 23 de Dezembro, a Alameda Portimão recebe a Feira de Natal com um carrossel mágico, com produtos regionais, artesanato e doçaria e com um programa diário repleto de animação de rua, onde não faltará a casa do Pai Natal, espetáculos de música, de ilusionismo e desfiles musicais que irão reviver os grandes clássicos da Disney, nas ruas da zona comercial, sempre às 16h00.

O horário da feira é das 11h00 às 20h00, de domingo a quinta-feira e das 10h30 às 22h00, às sextas-feiras e sábados. No sábado, dia 16, o tema do Desfile Musical é “Alice no País das Maravilhas”.

No dia 22, às 16h00, o desfile tem como tema a “Princesa do Gelo” que dará cor e emoção às ruas da cidade até à Feira de Natal. «Para terminar este dia em magia, às 18h00, o ilusionista Alex sobe ao palco da Feira para mostrar a arte de manipular o tempo com a sua cartola».

No sábado, dia 23, às 16h00, último dia da Feira, as ruas da zona comercial da cidade irão ser invadidas por um mega Desfile Musical com a presença do Pai Natal, da Mãe Natal, do trenó com a rena Rodolfo e seus duendes, terminando na Feira de Natal.

Às 18h00, irá ter lugar uma atuação dos alunos da Escola de Dança do Boa Esperança, no palco Feira de Natal.

Na Feira de Natal de Portimão, na Alameda da República, vão estar presentes cerca de 20 stands de madeira com produtos à venda, de artesanato, de produtos regionais e doçaria, sendo que a presença diária do Pai Natal e de uma duende, das 11h00 às 19h00, e o “Cantinho das Pinturas”. com uma animadora, das 15h00 às 17h00, «garantirão um entretimento especial que farão as alegrias às famílias com diversas atividades».

«Durante oito dias, a Feira de Natal vai transformar a artéria histórica da cidade numa verdadeira aldeia natalícia e numa verdadeira montra de artesanato tradicional e moderno, queijos, enchidos, licores e muitas outras iguarias provenientes das mais diversas regiões do país».

No que concerne à música, são vários os espaços que irão receber concertos de associações para “Viver a Magia do Natal em Portimão”. O Grupo Coral de Portimão atuará em dois espaços distintos, no dia 12 de Dezembro, às 15h00, no Al Vita – Centro de Recuperação e no dia 14 de Dezembro, às 19h00, na Casa Manuel Teixeira Gomes.

No dia 21 de Dezembro, às 15h00, o Instituto de Cultura de Portimão -ICP apresenta o seu concerto de Natal na Casa Manuel Teixeira Gomes e no mesmo local no dia 22 de Dezembro, às 18h30, decorrerá uma Palestra sobre o Natal, pelo Portimão Toastmasters Club.

No programa de Natal, também haverá a inauguração da árvore de Natal, concebida pela artista plástica Raquel Taquelim d’Almeida, no dia 7 de Dezembro, às 15h30, na Casa Manuel Teixeira Gomes.

No dia 8, das 10h00 às 17h00, há o Mercadinho de Natal integrado nas comemorações do 1º aniversário do Espaço Raiz – Antiga Escola Primária da Pedra Mourinha onde poderá encontrar os mais variados produtos feitos à mão, assim como artigos em segunda mão (vinil, roupa, livros) e uma série de atividades durante todo o dia.

Na ótica de dinamização e apoio ao comércio local, a Junta de Freguesia de Portimão promove o III Concurso de Montras de Natal. Com esta iniciativa pretende-se que os comerciantes decorem as suas montras com motivos alusivos à época natalícia.

Quanto ao Mercado da Avenida S. João de Deus entra no espírito natalício com um programa onde consta uma exposição de desenhos intitulada “Presépios e Árvores de Natal” das crianças dos Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas Júdice Fialho, que ficará patente de 8 de Dezembro até dia 6 de Janeiro.

No dia 16 de Dezembro, às 10h00, o Mercado recebe a visita dos membros do Moto Clube de Portimão vestidos de Pais e Mães Natais e no dia 23 o Mercado recebe o Pai e a Mãe Natal.

A freguesia de Alvor vai viver o Natal com um programa pautado por uma Feira de Natal nos dias 16 e 17 de Dezembro, das 10h00 às 19h00, no Adro da Igreja de Alvor.

O programa de animação inclui a chegada do Pai Natal, animação musical pelo Grupo Coral do Centro Comunitário de Alvor, pela Tuna do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT) e pela XELB Tuna e muitas outras atividades, desde um showcooking natalício a concertos nas igrejas.

Ainda no que respeita às festividades natalícias, o Aeródromo Municipal vai ser palco de um Festival de Paraquedismo denominado “Christmas Boogie” onde estarão presentes cerca de 400 paraquedistas de várias nacionalidades de todo o mundo.

Este Festival tem início no dia 22 de dezembro e termina a 5 de Janeiro.

Por sim, no dia 6 de Janeiro, às 21h00, cantam-se as Janeiras na Alameda da Praça da República com a participação do Movimento Associativo de Portimão.

Comentários

pub
pub