Trio de Jazz de Loulé dá concerto em Lisboa antes de começar a gravar disco

O Trio de Jazz de Loulé vai estar este sábado, dia 1 de Dezembro, em Lisboa, para protagonizar um concerto […]

O Trio de Jazz de Loulé vai estar este sábado, dia 1 de Dezembro, em Lisboa, para protagonizar um concerto no auditório do Liceu Camões, com início às 21h30. Este é mais um passo na consolidação deste projeto, que nasceu em 2016 no âmbito de um concurso lançado pela Câmara de Loulé, que precede a gravação do primeiro trabalho do grupo.

«Apadrinhado pelo prestigiado artista Mário Laginha, presidente de júri do concurso, o projeto tem como principais objetivos o de explorar a versatilidade de estilos a interpretar e o de comunicar a linguagem do Jazz a um público cada vez mais alargado e heterogéneo, bem como levar o nome de Loulé (e a sua tradição jazzística) a diferentes pontos do país e do estrangeiro», enquadrou a autarquia louletana.

João Pedro Coelho (piano), António Quintino (contrabaixo) e João Pereira (bateria) são os jovens músicos que «se destacaram entre os da sua geração na cena jazzística do país» e venceram o concurso nacional lançado pela Câmara de Loulé.

O trio que formaram é apresentado pela autarquia como «uma novidade no panorama cultural algarvio» e como um projeto que «quer marcar presença pelo país, cimentando o trabalho de duas décadas desenvolvido na área do Jazz em Loulé, permitindo quer a constituição de uma oferta regular na região algarvia, quer a apresentação do agrupamento em diversos contextos nacionais e internacionais».

Segundo a Câmara de Loulé, o espetáculo desta noite, em Lisboa, «será a oportunidade única de testemunhar a fase inicial efervescente e contagiante do Trio, que se procura definir através da sua já sólida qualidade e do entusiasmo próprio dos jovens músicos, confortáveis com as suas próprias linguagens instrumentais e de improvisação».

Depois da atuação ao vivo, em Lisboa, os três músicos vão rumar ao Porto, onde vão gravar o seu primeiro álbum enquanto Trio de Jazz de Loulé, no Boom Studios, de Pedro Abrunhosa. O disco deverá ser lançado no próximo ano.

Comentários

pub