São Brás vai ter Campo de Treinos do Corpo de Bombeiros

O Campo de Treinos do Corpo de Bombeiros está a ser criado em São Brás de Alportel, prevendo-se a sua entrada […]

O Campo de Treinos do Corpo de Bombeiros está a ser criado em São Brás de Alportel, prevendo-se a sua entrada em funcionamento já no próximo ano de 2018.

A ideia é permitir que os bombeiros  realizem exercícios práticos nas áreas de combate a incêndios urbanos e industriais, no salvamento e desencarceramento e na condução defensiva, «mediante a criação de cenários de ocorrências que se assemelharão às ocorrências reais com as que os operacionais se deparam diariamente», diz a Câmara de São Brás.

A criação deste Campo de Treinos é uma iniciativa do Município de São Brás de Alportel, executada em parceria com a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários.

O Campo está a nascer a sul de São Brás de Alportel, no espaço exterior do Parque de Manobras do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), em resultado de um protocolo firmado pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel com aquele instituto.

Deste modo, «este espaço poderá agora vir a ser dinamizado em prol da comunidade, acolhendo diversos projetos entre os quais um Campo Multidesportos e este Campo de Treinos do Corpo de Bombeiros que futuramente poderá funcionar como Centro Regional de Formação de Bombeiros, que pretende servir a formação a nível local, regional e até nacional, numa ampliação futura», explica a autarquia.

«Os tempos em que vivemos exigem potenciar os meios financeiros e os recursos operacionais disponíveis. O conhecimento do nosso concelho, da morfologia, do relevo e da história, leva-nos a identificar e a prevenir situações, a promover soluções e a encontrar parcerias com outras entidades governamentais de modo a levar a bom porto a missão da Proteção Civil», afirma Vítor Guerreiro, presidente da Câmara de São Brás.

O terreno onde está instalado o Parque de Manobras foi cedido pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel, em 1999, a título gratuito, por um período de 50 anos, através de protocolo, à então designada Direção Geral de Viação (atual Instituto da Mobilidade e dos Transportes, com vista à criação de um centro de exames e uma escola de trânsito na área exterior, destinada à educação rodoviária das camadas mais jovens da população, sobretudo em idade escolar).

Este protocolo integrou um projeto-piloto a nível nacional que levou à construção de 18 espaços com as mesmas características a nível nacional.

As infraestruturas foram construídas mas acabou por permanecer até este ano apenas em funcionamento o edifício onde está instalado o Centro de exames teóricos, que o instituto continuará a utilizar.

Através deste novo protocolo firmado em 2017, o espaço exterior com cerca de 20 mil metros quadrados, «poderá finalmente servir a comunidade são-brasense, mediante o recurso à sinergia com as entidades locais e regionais e beneficiando das sinergias existentes no concelho, onde é muito dinâmico o movimento associativo», conclui a autarquia.

Comentários

pub