Orçamento para 2018 da Câmara de Grândola será de 26 milhões de euros

A Câmara de Grândola aprovou um orçamento para 2018 de 26 milhões de euros, superior em 5 milhões ao do […]

A Câmara de Grândola aprovou um orçamento para 2018 de 26 milhões de euros, superior em 5 milhões ao do ano passado, onde as grandes apostas serão «a concretização de obras estruturantes, desenvolvimento da economia e reforço dos serviços operacionais», segundo aquela autarquia.

«Teremos no próximo ano um reforço de mais de 5 milhões de euros, que advêm das contrapartidas financeiras do novo quadro comunitário e do aumento de receita de IMT, dos quais 4.4 milhões são direcionados para a realização de investimentos estruturantes no concelho, que começámos a preparar no anterior mandato. Será assim possível concretizar obras de grande envergadura que contribuirão de forma significativa para a dinamização da economia local, reforço da coesão social, e melhoria da qualidade de vida da população», segundo António Figueira Mendes, presidente da Câmara de Grândola.

O Orçamento Municipal para 2018 de Grândola assentará, segundo a autarquia, em quatro eixos principais: «o Desenvolvimento da Economia e a Criação de Emprego, a Melhoria e Reforço dos Serviços Públicos, a Coesão Social e a Melhoria da Qualidade de Vida da População e a Justiça, Transparência, Cooperação e Determinação no exercício das funções autárquicas».

Das medidas que estão contempladas no documento, a Câmara de Grândola destaca «a forte aposta no desenvolvimento da Zona Industrial Ligeira (ZIL), onde no próximo ano se vão instalar grandes empresas, como é disso exemplo a empresa francesa de componentes para aviões – LAUAK».

Isto levará a Câmara a avançar 3ª fase da ZIL e a construção da sua ligação ao IC1, vista por António Figueira Mendes como “uma obra estruturante e fundamental, que dotará a ZIL de Grândola de acessos condignos, tornando-a ainda mais atrativa e competitiva».

A autarquia anunciou, ainda, o «reforço de meios, humanos e materiais, para os diversos serviços operacionais e serão concretizadas diversas intervenções de melhoramento do espaço público e de lazer, requalificação da rede viária e caminhos vicinais e construção e substituição de infraestruturas de água e saneamento».

«Por fim salienta-se as grandes obras, no âmbito do Portugal 2020, que serão concluídas – Núcleo Museológico da Igreja de São Pedro e Casa Mostra dos Produtos Endógenos, as que terão início – Requalificação do Jardim 1º de Maio, da Biblioteca Municipal e da EB1 e JI de Grândola, a construção do Centro Comunitário da Aldeia do Pico e o reforço do Abastecimento de Água a Melides, e as que terão os procedimentos concluídos – Antigos Paços do Concelho, Edifício Frayões Metello e Avenida Jorge Nunes», concluiu a Câmara de Grândola.

Comentários

pub