Nova plataforma vem ajudar quem caminha e anda de bicicleta pelos trilhos do Algarve

Saber que caminhos percorrer, onde comer e até descobrir um sítio para dormir. A plataforma “Portuguese Trails“, lançada esta sexta-feira, […]

Saber que caminhos percorrer, onde comer e até descobrir um sítio para dormir. A plataforma “Portuguese Trails“, lançada esta sexta-feira, 15 de Dezembro, vem dar esta ajuda a todos aqueles que caminham e andam de bicicleta (ou planeiam fazê-lo) pela Via Algarviana, Grande Rota do Guadiana, Ecovia do Litoral ou Rota Vicentina. O objetivo é «posicionar o Algarve como destino de ciclying and walking», atraindo cada vez mais pessoas a conhecer uma região que vai «além do sol e praia».

Prova disso é o facto de o Algarve ter sido escolhido como região piloto para esta plataforma.

«Escolhemos o Algarve para que este seja um produto que permita ajudar a combater a sazonalidade», enquadrou Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, à margem da apresentação desta “Portuguese Trails”, em Vale Fuzeiros (São Bartolomeu de Messines).

Nesta plataforma, disponível em cinco idiomas, há mais de 140 percursos para bicicleta e passeios a pé, para o Algarve, 111 empresas designadas bike & walk friendly, sejam restaurantes ou locais de alojamento, e cerca de 60 programas dirigidos aos turistas nacionais e internacionais.

Quem aceder ao site, que é responsive, adaptando-se a todas as plataformas, pode, por exemplo, escolher o trilho de acordo com o grau de dificuldade, com a distância ou a duração. Além disso também poderá consultar a meteorologia e saber que tempo pode esperar durante o percurso.

A juntar a isto há a hipótese de ver que programas são oferecidos pelas empresas para estes trilhos, podendo fazer reservas, e também a possibilidade de descobrir o que visitar, como museus.

Dora Coelho, diretora executiva da Associação Turismo do Algarve, Desidério Silva, presidente da RTA, e Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo

«O que fizemos foi trabalhar com os operadores locais para estruturar o produto», explicou Ana Mendes Godinho. Ao aglomerar todas estas valências, de alojamento, por exemplo, o site torna-se «uma ferramenta muito eficaz» para quem procura este tipo de turismo.

Até porque, garante a governante, «a tendência é de crescimento deste tipo de mercado, associado a pessoas que, normalmente, têm mais de 50 anos, estão reformadas, têm poder de compra e querem ter experiências diferentes, mas autênticas».

Esta sexta-feira, ainda antes da apresentação da “Portuguese Trails”, um grupo de convidados do Turismo de Portugal, responsável pela plataforma, teve oportunidade de ir para o terreno e ter esta verdadeira experiência do que é andar num destes trilhos: a Via Algarviana, neste caso.

Durante um percurso de cerca de 3,5 quilómetros houve subidas e descidas, com Barragem do Funcho sempre como pano de fundo.

No final, o esforço foi compensado com um almoço na Vale Fuzeiros Nature Guest House, uma unidade hoteleira, propriedade da Zitur, que faz parte desta rede da “Portuguese Trails”, acolhendo quem percorre a Via Algarviana.

Barragem do Funcho

As questões do cycling and walking têm sido uma aposta da Região de Turismo do Algarve (RTA) e, por isso, Desidério Silva, presidente desta entidade, mostrou satisfeito com o lançamento desta plataforma.

«Há quatro ou cinco anos atrás, a promoção do Algarve tinha como suporte o sol, a praia, o mar e o golfe, mas houve vontade de nos organizarmos para outros produtos e ofertas. Temos empresários que trabalham e fazem a diferença. As coisas mudaram radicalmente para a positiva», afirmou.

Ainda assim, o presidente da RTA fez questão de realçar um ponto: «temos obrigação de criar mais condições de segurança».

Para o lançamento da plataforma houve 20 reuniões e visitas técnicas aos traçados que compõem a plataforma, mas ainda há «algumas questões a afinar», disse Filipe Silva, do Turismo de Portugal, ao Sul Informação. Uma delas é, por exemplo, o facto de o troço da Ecovia entre Faro e Olhão ser feito… pela EN125, sem condições de segurança.

João Ministro, diretor da empresa Proactive Tour, que tem atividades na plataforma “Portuguese Trails”, esteve presente nesta iniciativa e disse ao nosso jornal que esta será uma ferramenta «importante porque dá a conhecer o território». Como tal, acrescentou, a expetativa é ter «mais pessoas» nas suas atividades.

Esta plataforma integrará, em breve, as regiões do Centro de Portugal e Alentejo e, em 2018, as restantes regiões do país.

 

Fotos: Pedro Lemos | Sul Informação

 

 

Comentários

pub