Morreu o cirurgião Manuel Brito da Mana

O médico-cirurgião Manuel Brito da Mana morreu esta manhã, no Hospital de S. Camilo, em Portimão, onde estava internado devido […]

O médico-cirurgião Manuel Brito da Mana morreu esta manhã, no Hospital de S. Camilo, em Portimão, onde estava internado devido a uma doença grave que o afetava desde há alguns meses, anunciou a Santa Casa da Misericórdia de Portimão.

Brito da Mana, natural de Loulé, integrou os quadros do Hospital da Misericórdia de Portimão (situado no edifício da Igreja do Colégio) em 1971, pouco tempo depois de ter chegado do Canadá, onde se especializou em cirurgia geral.

Foi depois médico no Hospital da Misericórdia de Portimão e dos Hospitais Distrital e do Barlavento.

Conforme disse em entrevista ao jornal «Coração», da Santa Casa da Misericórdia, “naqueles tempos de miséria e orçamentos exíguos”, Brito da Mana estava de serviço àquela unidade hospitalar 24 sobre 24 horas, acorrendo a todas as chamadas que requeressem a sua presença.

O médico, pessoa simples a afável, recordou, com saudade, a «Coração», esses tempos “de muita entrega”, numa época em que os ordenados eram muito baixos, mas nada impeditivos “de dedicação à causa”.

A Misericórdia de Portimão salienta, em nota publicada na sua página de Facebook, que «Manuel Brito da Mana é recordado pelos seus colegas mais novos como um amigo e conselheiro sempre prestável, nunca lhes negando a ajuda solicitada».

O corpo do médico estará em velório na próxima terça-feira a partir das 10h00, na Igreja do Colégio, saindo o funeral às 15h00, para o Cemitério de Portimão.

Comentários

pub