Monchique elege a preservação da serra como tema do seu Natal

Monchique escolheu a «preservação da serra» como tema para todas as atividades do seu Natal, que terão o Largo dos […]

Monchique escolheu a «preservação da serra» como tema para todas as atividades do seu Natal, que terão o Largo dos Chorões como ponto central, disse fonte da Câmara ao Sul Informação.

Este ano, as crianças do concelho irão receber um passaporte, onde estão todas as atividades a que se podem dedicar, que vão desde oficinas para construir uma casa para insetos, a outras sobre jardins e ateliês variados. «No final, depois de preenchido este passaporte, as crianças vão ter uma surpresa», anunciou a mesma fonte da autarquia.

O programa inclui ainda um mercadinho de Natal, um carrossel para crianças, música e iluminação natalícia pelas ruas, concursos, concertos, a Casa do Pai Natal, uma festa para as crianças e uma semana gastronómica.

Mas o destaque deste ano vai para a o trabalho do escultor Nelson Ramos, que, a partir de «troncos de árvores da serra caídas pela idade ou derrubadas pelas tempestades», vai esculpir um presépio de grandes dimensões, no Largo dos Chorões, em pleno centro da vila de Monchique. O artista estará a trabalhar ao vivo a partir de amanhã, dia 5, e até 17 de Dezembro.

Para dar mais colorido, as ruas de Monchique estão iluminadas de forma festiva até dia 6 de Janeiro, abrangendo também as freguesias de Marmelete e Alferce.

Este ano, a novidade passa pela música ambiente nas principais ruas da vila. Quanto ao mercadinho de Natal, realiza-se de 16 a 20 de Dezembro, das 10h00 às 18h00, no Largo dos Chorões. Artesanato tradicional, novas criações e produtos alimentares da região são alguns dos atrativos.

Também haverá, nos dias 13 e 14 de Dezembro, a Festa de Natal para as Escolas Básicas do concelho, «uma iniciativa da Câmara de Monchique que proporciona às crianças do pré-escolar e do 1º ciclo a oportunidade de assistirem a um animado espetáculo onde a magia comanda o dia».

De 15 de Dezembro a 6 de Janeiro, realiza-se a 6ª Mostra Gastronómica de Natal “Sabores de Monchique”,durante a qual se poderá encontrar e saborear, nos restaurantes aderentes, a gastronomia tradicional da região.

«Esta será mais uma oportunidade de atrair visitantes ao concelho e de divulgar os produtos tradicionais na oferta gastronómica apresentada pela restauração local, os quais já fazem parte das especialidades da Serra de Monchique», diz a autarquia monchiquense.

O Município dinamiza ainda campanhas de Natal no comércio com o tema “Ganhe neste Natal, compre no Comércio Local!”, a que se junta o “VI Concurso de Montras de Natal” e o “Sorteio de Natal”.

O “VI Concurso de Montras de Natal” destina-se a todos os comerciantes que tenham estabelecimentos com montras e que sejam sediados no concelho. O desafio é decorar as suas montras que irão ser alvo de votação do júri e da população em geral.

O sorteio de Natal destina-se a todas as pessoas ou entidades que façam compras, até dia 31 de Dezembro, nos estabelecimentos comerciais e de serviços que adiram à iniciativa, identificados com um dístico de loja aderente.

O sorteio irá atribuir prémios, sendo que o 1º prémio é uma bicicleta elétrica, o 2º um jantar para duas pessoas, incluindo menu de três pratos com água e seleção de vinho por pessoa, no Macdonald Monchique Resort & Spa, e o 3º um circuito termal sensorial spa, de duas horas, no Macdonald Monchique Resort.

Já o concurso de montras de Natal tem como prémio uma noite de alojamento para duas pessoas, em regime suite classic (duplo/twin), com pequeno almoço incluído, no Macdonald Monchique Resort & Spa.

 

Programação completa:

– Iluminação de Natal
Início: 1 Dezembro

– Construção ao vivo de presépio de madeira, pelo escultor Nelson Ramos | 5 a 17 Dezembro
10h00-12h00/14h00-17h00: Largo dos Chorões

– Sonorização de rua | 6 Dezembro a 6 Janeiro

– Exposição de trabalhos realizados pelas crianças dos jardins de infância do concelho no âmbito da “Hora do conto natalício” | 6 Dezembro a 8 de Janeiro
Local: Biblioteca Municipal António da Silva Carriço

– Presépio Tradicional do Alferce | 10 Dezembro a 15 Janeiro
Local: Alferce
Org.: Junta de Freguesia do Alferce

– Exposição bibliográfica alusiva ao Natal | 11 Dezembro a 8 Janeiro
Local: Biblioteca Municipal António da Silva Carriço

– Recital “Natal é quando o homem quiser” pelo músico Afonso Dias | 13 Dezembro
21h00: Biblioteca Municipal António da Silva Carriço

– Concerto de Natal pelos Alunos do Agrupamento de Escolas de Monchique | 14 Dezembro
9h30: Igreja Matriz de Monchique

– Apresentação do livro “Rimas das minhas insónias”, da autora Noémia Urbano Ribeiro, pela professora Denise Estrócio | 16 Dezembro
15h30: Restaurante “Fonte dos Chorões”

– Animação infantil | 16 e 17 Dezembro: 10h00-13h00/15h00-17h00
– Oficina “Casas para insetos”
– Oficina “Percurso da lã”
– Oficina “Jardins Portáteis”
– Oficina “Chapéus de Duende”
– Carrossel de Canas | 16 a 20 Dezembro: 10h00-18h00
– Casa do Pai Natal: 16 a 20 Dezembro: 10h00-18h00
Chegada do Pai Natal: dia 17 Dezembro: 16h00
Local: Largo dos Chorões

– Mercadinho de Natal | 16 a 20 Dezembro
10h00-18h00: Largo dos Chorões

– Exposição de Presépios pela Associação de Artesãos de Monchique | 16 Dezembro a 7 Janeiro
Local: Galeria de Santo António

– Concerto de Natal pelo Coro Infantil e Jovem “Vivaci Vivacissimo” da Paróquia de Monchique | 22 Dezembro
21h00: Igreja Matriz de Monchique

– Klaxon – Novo Circo – Espetáculo de Fim de Ano | 28 Dezembro a 1 Janeiro
28, 29, 30 e 31 Dezembro- 21h00 / 1 de Janeiro- 17h00
Local: Heliporto Municipal
Bilhetes à venda na Biblioteca Municipal de Monchique, na receção da Câmara Municipal de Monchique e em lavraromar.bol.pt

– Encontro de Reis | 5 Janeiro
20h30: Largo dos Chorões
Org.: Junta de Freguesia de Monchique

– Concerto de Ano Novo pela Banda Filarmónica de Silves | 6 Janeiro
21h00: Igreja Matriz de Monchique

 

Comentários

pub