João Oliveira é o grande vencedor da “Algarviana Ultra Trail” [com fotos]

João Oliveira é o grande vencedor da “Algarviana Ultra Trail” (ALUT), que terminou este domingo, 3 de Dezembro, ao percorrer […]

João Oliveira é o grande vencedor da “Algarviana Ultra Trail” (ALUT), que terminou este domingo, 3 de Dezembro, ao percorrer os 300 quilómetros da Via Algarviana em 43 horas.

Nesta prova, que começou em Alcoutim e terminou junto ao Cabo de São Vicente, em Sagres (Vila do Bispo), os 60 atletas de seis nacionalidades tinham que percorrer, num máximo de 72 horas, a Via Algarviana. Dos 60 atletas que participaram, 17 atletas a solo e cinco equipas por estafeta terminaram a prova.

João Oliveira, do Chaves Run Team – Associação Desportiva Dragões de Chaves, «ultrapassou largamente os restantes atletas, tornando-se o vencedor da primeira edição da prova de ultra trail de maior distância em Portugal», diz a organização da prova, que esteve a cargo da associação Algarve Trail Running (ATR).

Paul Giblin, atleta escocês da Compressport International, chegou à meta 3 horas e 9 minutos depois do primeiro classificado e em terceiro lugar, ex aequo, com 52 horas e 50 minutos, ficaram Rui Luz, da AMCF – Arrábida Trail Team, e José Faria, da Salming Running Portugal.

Além da participação a solo, os atletas podiam participar em equipa, realizando os 300 quilómetros da prova por estafeta. Na equipas por estafeta, o primeiro lugar coube à “Helpo@Alut”, equipa com participação solidária, em segundo lugar a equipa da “RUNning”, e em terceiro os “Papa Léguas”.

Em prova estiveram apenas três mulheres: Patrícia Carvalho, que participou a solo no ALUT, Vanessa Pais, da segunda equipa classificada por estafetas, e Fernanda Alves, da equipa Tartarugas do Asfalto. Patrícia Carvalho completou 220 quilómetros de prova, tendo terminado a sua participação no posto de abastecimento de Marmelete, em Monchique.

Pelo caminho destes atletas estiveram as serras do Caldeirão, Espinhaço de Cão e Monchique, com cerca de 13 mil metros de desnível acumulado. A participação contou com seis pontos para a qualificação do Ultra Trail do Mont Blanc.

«As noites atingiram temperaturas negativas, mas o céu limpo e a lua cheia guiaram os atletas pelas serras algarvias», diz a organização.

O ALUT, que gerou polémica entre a organização e a Almargem, terminou, ainda assim, «com enorme sucesso, atravessando nove concelhos do Algarve (Alcoutim, Castro Marim, Tavira, São Brás de Alportel, Loulé, Silves, Monchique, Lagos e Vila do Bispo) e por um percurso quase exclusivamente na Via Algarviana, um percurso pedestre de longa distância classificado como Grande Rota (GR13)».

«A prova decorreu sobretudo em zonas florestais, com o principal objetivo de promover o interior algarvio como produto turístico alternativo à habitual escolha do destino para praia».

«Estamos muito satisfeitos com o sucesso desta primeira edição, que nos coloca como uma referência no calendário mundial. Queremos posicionar o ALUT na linha das provas de igual distância, dificuldade e qualidade que se realizam em todo o mundo, com particular destaque nos Estados Unidos», explica Germano Magalhães, presidente da Assembleia Geral da ATR.

«O sucesso desta edição vai ditar a aposta na promoção a nível internacional, captando o interesse dos atletas de renome mundial. A prova percorre a região de um extremo ao outro dando a conhecer a beleza do seu interior e decorre na sua quase totalidade na Via Algarviana», acrescentou.

A Via Algarviana está inserida maioritariamente no interior algarvio, tem história, natureza e um percurso «de excelência» para a prática de várias atividades desportivas. Esta combinação de fatores atraiu «inscritos de países como – Portugal, Espanha, Brasil, Equador, Uruguai, Escocia. Os portugueses representam o grosso dos inscritos, com atletas de norte a sul do país e ilhas».

O ALUT foi organizado pela Algarve Trail Running e pela Região de Turismo do Algarve, em parceria com a ANA – Aeroportos de Portugal e Águas do Algarve, com o apoio da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve e o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

 

Fotos: Nelson Inácio | Sul Informação

Comentários

pub